terça-feira, 12 de maio de 2015

Cientistas debatem se primeira missão tripulada para Marte deveria ter só mulheres

12/05 -  Karen Carneti, de INFO Online


Com os crescentes esforços de diversas agências espaciais, incluindo a Nasa, para enviar a primeira missão tripulada para Marte, alguns cientistas debatem se um grupo de astronautas composto apenas por mulheres não seria a melhor opção em diversos aspectos. O canal de vídeos científicos PBS Space Time levantou alguns itens que mostram por que uma missão apenas com mulheres poderia ser mais eficiente e vantajosa.

Para começar, o apresentador cita estudos da Nasa que comprovam que as mulheres não sofrem de problemas de visão quando voltam do Espaço – ao contrário dos homens. Muitos homens sofrem de distorções visuais sérias durante as missões ou após voltarem delas. Os motivos pelos quais isso acontece ainda não estão claros, mas, o que se sabe é que nenhuma mulher sofreu o mesmo problema até hoje. De acordo com o mesmo estudo da Nasa, não há diferenças psicológicas relevantes entre homens e mulheres para que sejam mais propícios ou não se tornarem astronautas. Mas algumas publicações apontam algumas diferenças que poderiam jogar a favor das mulheres.

Segundo uma publicação do jornal The Guardian citando um estudo chinês, mulheres possuem melhores habilidades de comunicação e se adaptam melhor ao isolamento do que os homens. E além desses elementos, há ainda um ponto extremamente importante a favor das mulheres: economia. É mais barato enviar mulheres do que homens a Marte ou qualquer planeta. Como isso é possível? O PBS Space Time explica: alimentação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário