terça-feira, 19 de maio de 2015

Cientistas desenvolvem método que transforma açúcar em morfina

19/05 - Redação Olhar Digital


Estudos recentes desenvolvidos em diversas universidades dos EUA e Canadá revelam a existência de um método eficaz para criar morfina - que nada mais é do que a heroína refinada - a partir de concentrações de açúcar comercial. Sim, esse mesmo utilizado em praticamente todas as cozinhas do mundo, que é, na verdade, um conjunto de carboidratos cristalizados, como a sacarose, lactose e frutose. 

Esses estudos em questão indicam que um tipo de levedura utilizada no processo de fermentação da cerveja pode também criar o mesmo opióide presente na papoula, planta de onde é retirada a resina que é o principal componente para a elaboração da morfina e heroína. 

Pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia, e da Universidade de Concordia, no Canadá, apresentaram o método em um artigo publicado na revista Nature, a publicação de maior respaldo científico no meio acadêmico. Segundo os pesquisadores, a levedura utilizada no processo foi modificada geneticamente para permitir a criação das moléculas de morfina e heroína quando exposto a uma determinada quantidade de açúcar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário