segunda-feira, 22 de junho de 2015

Jardim geométrico em aeroporto da Holanda reduz o ruído da região pela metade

22/06 - Smithsonian / Giovanna Rossin, de INFO Online

Divulgação/Schiphol Group
Para reduzir o ruído ao redor do Aeroporto de Schiphol, na Holanda, arquitetos, engenheiros e designers construíram uma paisagem labiríntica de 810 000 metros quadrados formada por cumes em diferentes níveis. O projeto foi bem sucedido. O chamado Buitenschot Land Art Park foi concluído em outubro de 2013 e, segundo o Smithsonian, a poluição sonora na região caiu pela metade. Em todos os 35 pontos monitorados, o ruído estava abaixo dos níveis recomendados.

O Schiphol fica bem ao sul de Amsterdã e é um dos aeroportos mais movimentados do mundo. Mais de 1 600 voos chegam e partem a cada dia. Moradores da região começaram a reclamar do barulho em 2003, quando uma nova e longa plataforma foi construída. O barulho, diziam, podia ser ouvido a quase 30 quilômetros de distância.  

Em 2008, administradores do próprio Aeroporto promoveram uma pesquisa científica para amenizar o problema. Os pesquisadores descobriram que o barulho diminuía em épocas em que os agricultores nas proximidades aravam seus campos, porque os sulcos na terra absorviam o som. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário