14/07 - Leonardo Rocha / Tecmundo
Uma falha presente em várias versões do Windows nos últimos 20 anos permite que invasores instalem os malwares que desejarem nos computadores afetados utilizando o sistema de conexão com impressoras por meio de uma rede local. Embora a Microsoft tenha liberado uma medida preventiva contra a brecha em uma atualização na última terça-feira (12), muitos dos computadores afetados podem continuar em risco.
A vulnerabilidade propriamente dita é causada pelo chamado “Spooler de Impressão” do Windows, software responsável pelo gerenciamento do processo de conexão com impressoras e documentos disponíveis. Por meio de um protocolo conhecido como Point-and-Print, os aparelhos que estão se conectando pela primeira vez a uma impressora ligada a uma rede fazem automaticamente o download do driver necessário antes de usar a máquina.
Em teoria, a função simplesmente eliminaria a necessidade de termos que baixar e instalar manualmente o driver de cada nova impressora que tentamos usar. Na prática, porém, a empresa de segurança Vectra Networks descobriu que o Spooler de Impressão do Windows não autentica os drivers como deveria ao instalá-los a partir de locais remotos, abrindo espaço para que invasores usem várias técnicas diferentes para colocar malwares no seu computador.
Clique aqui para continuar lendo:





Nenhum comentário:
Postar um comentário