25/07 - Roberta Prescott / Convergência Digital
Mais da metade da população mundial — um contingente de 3,9 bilhões pessoas — ainda não tem acesso à Internet, apesar da queda nos preços dos serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC), revelou a União Internacional de Telecomunicações (UIT) na sexta-feira (22/07). A maior parcela dos “sem acesso” (2,5 bilhões) vive em países em desenvolvimento.
No que se refere à penetração do acesso à Internet, o estudo ICT Facts & Figures (clique aqui para ver a íntegra da pesquisa - em PDF) mostrou uma gritante diferença entre os países. Enquanto a taxa é de 81% nas nações desenvolvidas, nas em desenvolvimento a taxa cai para 40% e para 15% nos países menos desenvolvidos (LDCs, na sigla em inglês para least developed country).
A expectativa da UIT é que a penetração Internet banda larga fixa alcance 12 de cada 100 habitantes do planeta no fim deste neste ano, tendo Europa (30 por 100 habitantes com assinatura do serviço), América (18,9) e Comunidade dos Estados Independentes (15,4) as taxas mais altas. Na comparação com base no desenvolvimento dos países, os mais desenvolvidos devem fechar 2016 tendo 30,1% de seus habitantes com assinatura de Internet banda larga fixa, mais que o triplo dos 8,2% dos países em desenvolvimento e 0,8% dos LDCs.
Clique aqui para continuar lendo:




Nenhum comentário:
Postar um comentário