quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Cloud e IoT são alicerces para os próximos 25 anos do Linux

25/08 - Ana Paula Lobo* / Convergência Digital


Há 25 anos, o finlandês Linus Torvalds anunciava um projeto pessoal que mudou o mundo da Informática: surgia o Linux. Duas décadas e meia depois, o kernel do Linux
suporta mais de 80 arquiteturas diferentes, segundo o próprio Torvalds, e conta com 22 milhões de linhas de código mantidas por uma comunidade com mais de 5 mil desenvolvedores de cerca de 500 empresas que continuam contribuindo para aperfeiçoamentos.

Reportagem do InfoWorld dos Estados Unidos, mostra que um novo kernel é lançado a cada nove a 10 semanas, incluindo uma média de 7,8 mudanças por hora. E o futuro do Linux se desenha nas aplicações na nuvem O levantamento mostra ainda que um erro comum sobre o Linux persiste até hoje: o de que ele é um sistema operacional completo. 

Linux, estritamente definido, é o kernel do sistema. O produtor de uma distribuição Linux - seja Red Hat, Ubuntu, Fedora, OpenSUSE ou qualquer outra - define o restante do sistema operacional em torno do kernel. Cada distribuição tem suas próprias idiossincrasias, preferindo métodos próprio para a realização de tarefas comuns, tais como gerenciamento de serviços e ferramentas de configuração.

Clique aqui para continuar lendo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário