quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Engenharia social: o inimigo está mais perto do que se pensa

03/08 - Ana Paula Lobo / Convergência Digital


As ameaças internas têm sido um pesadelo para o gestor de segurança. Em apenas um ano, diz o Gartner, houve um crescimento de 70% na ocorrência de ataques internos aos ambientes corporativos. "Os chamados insiders, que são os próprios trabalhadores, estão sendo recrutados pela dark web", apontou Avivah Litan, vice-presidente e Analista Emérita do Gartner, em evento sobre Segurança da informação, realizado nesta terça-feira, 02/08, em São Paulo.

De acordo com a executiva, a violação de dados nem é o ponto central da ação nociva. "Muita corporações têm nos dito que as pessoas são mais motivadas por estarem desapontadas ou irritadas com a empresa do que pelo desejo de roubar ativos", afirmou. O grande problema, adverte a analista do Gartner, é que os insatisfeitos estão até a Dark Web para vender ou oferecerem seus serviços gratuitamente.

Estudo do Gartner mostra que, além da engenharia social, as empresa estão lidando com os desafios da Transformação Digital: a necessidade de ser rápido para ficar competitivo. Segundo a consultoria, até 2020, cerca de 60% das empresas irão falhar por não conseguir administrar as brechas existentes em suas companhias. Por conta disso, os modelos de segurança não devem ser centralizados em prevenção, mas em resiliência e resposta a incidentes.

Clique aqui para continuar lendo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário