sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Microsoft vaza 'chave-mestra' que protege inicialização do Windows

12/08 - Altieres Rohr / G1


Pesquisadores de segurança dizem ter achado várias "chaves-mestras" para um recurso do Windows que protege a inicialização do sistema, o "Secure Boot". As chaves vazada são do HoloLens, o dispositivo de "realidade virtual mista" da Microsoft lançado em 30 de março, mas servem para possivelmente todos os dispositivos da Microsoft com Secure Boot: Windows 8, Windows 10, Windows Phone e Windows RT.

Esse descuido da fabricante do Windows pode levar ao desbloqueio completo de celulares e tablets. O Secure Boot desses aparelhos normalmente só permite iniciar o Windows, então espera-se que a falha viabilize a instalação de Linux ou Android.

Em computadores normais, nos quais não há restrição de sistema operacional, o "Secure Boot", quando existe e está ativado, blinda o sistema de vírus mais agressivos que recorrem a mudanças na inicialização do sistema para burlar certos mecanismos de segurança e adotar táticas que dificultam sua detecção e remoção. Essas pragas não funcionam com o Secure Boot em funcionamento pleno, pois o sistema deve detectar o problema e não mais iniciar.

Clique aqui para continuar lendo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário