10/08 - Altieres Rohr / G1
Três pesquisadores da empresa de segurança Red Balloon Security demonstraram na conferência de segurança Defcon, em Las Vegas, que é possível executar códigos não autorizados em chips usados em monitores, criando mais um ponto para o alojamento de códigos indesejados e, possivelmente, espiões. Segundo os pesquisadores, um bilhão de monitores podem estar vulneráveis. Mas será que esse ataque é realmente viável?
É verdade que muitos monitores possuem um ou mais chips que podem ser reprogramados. Um vírus de computador poderia então reprogramar esse chip com um código de sua escolha e interferir na operação do monitor, pelo menos em teoria. Daria para colocar imagens falsas no monitor para colocar coisas que não estão lá, como, talvez, um cadeado de segurança em um site falso.
Mas, saindo da teoria, a história se complica. Uma das afirmações dos pesquisadores é de que eles poderiam programar o chip para receber comandos de um site da web, por exemplo, através de um ponto na tela que ficaria piscando. Essas "piscadas" poderiam transferir comandos para o vírus, que monitoraria e leria essas piscadas para saber o que ele deve fazer.
Clique aqui para continuar lendo:





Nenhum comentário:
Postar um comentário