sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Aplicativo gratuito ajuda nos estudos para Enem e vestibular

30/09 - Agência Om


APProvado possibilita estudos em dispositivos móveis, a qualquer hora e lugar, com o uso de técnicas científicas de estudo comprovadamente eficazes

Já está disponível para download um aplicativo ideal para quem está estudando para vestibular e Enem. É o APProvado (www.approvado.com.br), criado a partir de pesquisa de tese de doutorado da prof. Roberta Ekuni de Souza, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), orientada pela prof. Dra. Sabine Pompeia, da Unifesp.

O APProvado é voltado para alunos que estão no final do ensino médio, pré-vestibulandos ou que vão prestar o Enem, e é baseado no conceito de aprendizagem móvel (mobile learning, ou m-learning) – aprenda em qualquer hora e lugar.

O app foi desenvolvido a partir de técnicas de aprendizagem embasadas em estudos de Neurociências Cognitivas, que demonstram que reler textos e anotações, a forma mais usada pelas pessoas, não assegura um aprendizado duradouro. O melhor jeito de fazê-lo é praticar a recordação;  justamente o que o APProvado propõe.

Nesta primeira versão, o app auxilia no aprendizado de conteúdo de biologia.

Como funciona?

Para usá-lo, basta fazer cadastro no site www.approvado.com.br e baixar o app em um dispositivo móvel. Ele também pode ser acessado por meio de um computador. Em seguida, a pessoa recebe, de segunda a sexta-feira, cinco questões de biologia retiradas da FUVEST de anos anteriores, durante 12 semanas.

Roberta explica que são mini simulados diários e a pessoa pode responder de forma curta, na hora em que for mais conveniente. Em seguida, são apresentadas cinco alternativas de respostas.

Há feeedback para confirmar qual é a opção correta. Estas questões são repetidas várias vezes com intervalos variáveis. "Com base em uma ampla gama de estudos, sabemos que este esquema de estudo melhora não somente a aquisição das informações das questões apresentadas, mas também a recordação de conteúdos associados aos conceitos abordados", enfatiza prof. Sabine.

Para mais informações sobre como aprender melhor com embasamento científico (com vídeos e dicas):  


Nenhum comentário:

Postar um comentário