segunda-feira, 12 de setembro de 2016

MIT: pesquisadores inventam câmera que pode ler um livro fechado

12/09 - Felipe Payão / Tecmundo


Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveram uma câmera que pode ler as páginas de um livro fechado — sim, sem ter as páginas abertas — por meio da radiação terahertz. A tecnologia, que ainda está em estágio inicial, provavelmente vai preencher os sonhos de muitos espiões e agências de segurança.

Como resumiu a equipe, a radiação terahertz pode ser dita como algo entre a micro-onda e espectros infravermelhos. Ela foi escolhida para os testes pela maneira que reage com químicas diferentes, e essas químicas podem produzir frequências distintas quando interagem com as frequências de terahertz. Dessa maneira, a radiação consegue medir e distinguir diferenças entre tinta e papel em branco, por exemplo.

Para traduzir todas essas frequências, os pesquisador desenvolveram um software que analisa por meio de algoritmos o que é capturado pela câmera. Esse software ainda foi configurado para ser capaz de ignorar "ruído" e lacunas de ar entre as páginas. Ao final, ele foi capaz de encontrar corretamente as letras em tinta em nove páginas superiores de uma pilha de papéis — mas já consegue "sentir" a presença de até 20 páginas.

Clique aqui para continuar lendo: 

Um comentário:

  1. By going to Car Rental 8 you can discover the cheapest car hire from over 50000 international locations.

    ResponderExcluir