sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Chatbots vão dominar seu smartphone. Entenda por quê

07/10 - Ana Laura Prado, de EXAME.com


Assistentes virtuais como a Siri (da Apple) e o assistente do Google já não são os únicos “robôs” que você pode carregar no smartphone. Aplicativos de troca de mensagens, como o Facebook Messenger, carregam milhares de chatbots, robôs que interagem por meio de conversas. Com eles, já é possível fazer compras, obter informações e até pedir uma pizza.

Longe da ideia da inteligência artificial que vemos em filmes, esses robôs não têm corpo, emoções e não serão capazes de se rebelar contra humanos. Mas isso não os torna menos úteis e inteligentes. “Quando falamos de robôs, existem duas linhas: a do saber e a do fazer. Os chatbots são da linha do saber. Eles interpretam, entendem e preveem”, falou a EXAME.com Thiago Rotta, líder de soluções para IBM Watson na América Latina.

A IBM tem investido em utilizar a tecnologia do supercomputador Watson em chatbots. Isso é feito por meio da plataforma Bluemix, que permite que qualquer um utilize códigos pré-formatados no desenvolvimento. Criar um robô virtual nunca foi tão fácil. Com técnicas de machine learning (aprendizado de máquinas), os bots ainda são capazes de aprender. Eles podem identificar gírias, sotaques e até mesmo apreender novas informações.

Clique aqui para continuar lendo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário