segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Internet das coisas: uma nova revolução tecnológica

18/10 - Agência Casa de Notícias


Este novo mercado deve movimentar cerca de US$ 7 bilhões em 2020, somente no Brasil

Você já ouviu falar em Internet of Things (IoT) ou em português, Internet das coisas? Esta é mais uma revolução tecnológica que promete mudar o dia a dia das pessoas. Você poderá conectar o seu celular aos seus aparelhos domésticos, máquinas e equipamentos, como por exemplo, o portão eletrônico de sua casa. Esta tecnologia envolve sensores wireless, inteligência artificial e nanotecnologia. E isso tudo não é roteiro de cinema futurista, mas sim uma realidade ao seu alcance.

O mundo da Internet nos surpreende a cada dia com inovação, agilidade e aplicação. A possibilidade de conectar objetos à Internet sai das telas do cinema e integra a realidade das pessoas. A ideia que move a Internet das coisas é a integração do mundo físico e o virtual. O diretor da Toledonet Telecom, Marcos Claudemir Thielke explica como isso acontece. “Esta integração envolve alta tecnologia, mas ao mesmo tempo é simples. Você pode estar no seu trabalho no meio da tarde e o aplicativo no seu celular lhe avisar que o jardineiro está no seu portão. Com um simples toque no seu celular você abre o portão. É uma realidade que muda o comportamento das pessoas”.

Thielke destaca que esta revolução tecnológica já é uma realidade e pode ser encontrada em sites de venda na Internet. “Um exemplo são os óculos Google Glass que projeta imagens diretamente no olho da pessoa que terá acesso a e-mails, notícias online, previsão do tempo, mapa com rotas dos destinos solicitados, ou ainda, fotografar ou filmar do ponto de vista do usuário do dispositivo”.

A Internet das coisas vai superar o limite do tempo e mudar a forma como as pessoas se conectam com a Internet. “Esta tecnologia é maior do que o próprio desenvolvimento da Internet de hoje. A concepção da Internet das coisas é reduzir e otimizar nosso tempo, mudar nossa relação de consumo. Por exemplo, pelo seu celular você pode ligar o ar condicionado da sua casa, ou ainda, se lembrar que saiu de casa e deixou o aparelho ligado, você pode desligar de onde você estiver. Ou quem sabe, está no supermercado e não sabe o que precisa comprar, então do seu aparelho você acessa a sua geladeira. São tecnologias que vão mudar nossa vida e já estão na indústria”, revela o diretor da Toledonet.

O impacto da IoT é avaliado pelo Instituto Global de Pesquisa IDC, que aponta que este mercado vai movimentar cerca de US$ 7 bilhões em 2020 somente no Brasil, 71% a mais do que em 2015.

Negócios

Mas não apenas a vida dos indivíduos, a Internet das coisas promete mudar também das empresas. “É um mundo de possibilidades. Se você imaginar que uma empresa pode controlar equipamentos, movimentá-los e dar manutenção preventiva a distância - quanto isso pode agilizar e otimizar os negócios? Sem contar que é um mercado que veio para inovar as Tecnologias de Informações”, advertiu Thielke.

Medicina

Na medicina, a IoT também é sinônimo de inovação. “Médicos já realizam exames e cirurgias à distância, isto é a tecnologia a serviço da qualidade de vida das pessoas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário