segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Escolas utilizam jogos educativos para promover inclusão de alunos com necessidades especiais

19/12 - Agência Health


O uso de jogos educativos tem mudado a realidade dos alunos com necessidades especiais nos colégios de São Paulo. A Escola Estadual Padre Pasquale Filippelli, em Diadema, e a particular Beit Yaacov, de São Paulo, são duas de muitas instituições de ensino que utilizam uma plataforma desenvolvida pela startup israelense Matific, especializada em gamificação para o estudo matemático desde a educação infantil até o sexto ano, o que tem proporcionado uma efetiva inclusão desses estudantes ao ambiente escolar e à sala de aula.

Nas aulas de matemática, os alunos com necessidades especiais participam das mesmas atividades do que o resto turma, à medida que o sistema de jogos utilizado pelo colégio possibilita o trabalho de forma conjunta. Antes da plataforma, esses estudantes participavam de outras atividades, separados do grupo, justamente por não conseguir acompanhar o conteúdo programático.

Como o sistema israelense permite personalizar as atividades (jogos de matemática) para cada aluno, de acordo com as habilidades e conhecimentos já adquiridos, os professores conseguem trabalhar com todos os alunos de forma integrada, promovendo, além da inclusão pedagógica, a inclusão social.

Segundo a psicopedagoga da Matific, Ana Paula Carmagnani, a Escola Estadual Padre Pasquale Filippelli possui, em todas as turmas, alunos com necessidades especiais, com questões físicas, cognitivas, mentais entre outras, que utilizam a plataforma de jogos educativos. “Há professores que têm até cinco estudantes com condições diferentes em sua sala”, comenta.

“Na Beit Yaacov, a plataforma também tem proporcionado ganhos significativos no estudo da matemática e sobretudo na inclusão dos alunos. “Um dos alunos que tem comprometimento cognitivo e motor apresentava uma grande resistência à aprendizagem da matemática e, com os jogos da Matific, passou a aceitar as aulas e a se envolver com a matemática de forma independente”, completa Ana Paula Carmagnani

Jogos educativos para ensino da matemática na rede pública

Cerca de 100 mil alunos da rede pública e privada de São Paulo aprendem matemática com tecnologia desenvolvida Matific. A plataforma é utilizada atualmente em mais de 150 colégios paulistas, com uma média de 50 mil jogos executados por dia. O sistema está presente na grade curricular das escolas, conta com uma gama de 1600 diferentes jogos e é utilizado por mais de 20 mil professores.  

No Brasil, uma parceria entre a Diretoria de Ensino Centro Oeste (em São Paulo), a ONG Parceiros da Educação e a startup Matific viabilizou a implantação do sistema para o ensino da matemática em 105 escolas estaduais paulistas.

Recentemente, três escolas de São Paulo que utilizam a plataforma foram classificadas entre as dez melhores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2016), que avalia a qualidade da educação em fluxo escolar e médias de desempenho.

“Ensinar matemática por meio da gameficação substitui a visão negativa de que a disciplina é chata e difícil. A tecnologia educacional, quando bem aplicada e alinhada ao pedagógico, é uma grande ferramenta para os educadores e, ao mesmo tempo, se aproxima da realidade de uma geração que está acostumada com os sistema digitais”, comenta Dennis Szyller, Gerente Nacional da Matific no Brasil.

Jogos aumentam em 34% desempenho dos alunos, segundo pesquisa

Um estudo recente da Universidade de Sydney (Austrália), realizado com alunos e professores que utilizam o sistema de games educativos em seus métodos de ensino, revelou que o uso da gameficação aumenta em 34% o desempenho e o engajamento dos alunos no ensino da disciplina.

Como funciona
O sistema da Matific tem uma abordagem única para o ensino de matemática desde a educação infantil até o sexto ano, por meio de 1600 minijogos interativos e atividades práticas, chamados de episódios. Os episódios têm duração entre 5 e 15 minutos e buscam abordar conceitos matemáticos, habilidades ou ideias simples, bem definidas e de acordo com o currículo escolar.

A Matific é a única plataforma no mercado capaz de alinhar seus jogos com os conteúdos de cada livro/sistema de ensino. Os jogos e atividades foram desenvolvidos para facilitar o mapeamento de livros didáticos populares e o currículo padrão da matemática. Isso significa que o professor encontra os jogos na Matific organizados na sequência dos livros da Educação Matemática dos Anos Iniciais (EMAI), ou ainda dos principais livros didáticos. Além disso, todos os jogos e atividades estão organizados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

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