segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Estudantes da Geração Z consideram a criatividade a chave para o sucesso, segundo estudo da Adobe

23/01 - Adobe Systems Incorporated / Comunique-se


A Adobe apresentao estudo "A Geração Z na Sala de Aula: Criando o Futuro*", que traz insights de alunos e professores norte-americanos relacionados a aprendizagem, criatividade eforça de trabalho do futuro.A pesquisa ressalta a crescente importância da criatividade e da tecnologia na formação para as carreiras do futuro e como forma de solucionar muitos dos problemas globais enfrentados atualmente.

A grande maioria dos entrevistados (85% dos alunos e 91% dos professores) acredita que a criatividade é essencial para as futuras profissões dos alunos; e 93%dos alunos e 73% dos professores acreditam que a tecnologia é a chave para que os jovens estejam capacitados para suas carreiras. Os estudantes destacaram ainda que as aulas focadas em computadores e em tecnologia estão entre suas disciplinas favoritas e que deverão ter mais impacto em seus futuros.

O estudo da Adobe entrevistou mais de 1 mil alunos norte-americanos, entre 11 e 17 anos, e mais de 400 professores. Cerca de 75% dos participantes expressaram o desejo de que haja mais foco em criatividade em sala de aula. Quando questionados se achavam que suas futuras carreiras envolveriam algum tipo de criação, 83% dos estudantes disseram que sim, e 94% dos professores acreditam que os alunos dessa geração terão profissões que ainda não existem atualmente.

"Os estudantes da Geração Z cresceram em um mundo repleto de tecnologia e dominado pelas informações," disse TacyTrowbridge, líder global de Programas de Educação da Adobe, em discurso na EDUCAUSE 2016 - a principal conferência para educadores que usam tecnologia da informação para transformar o ensino superior. "A Geração Z e seus professores concordam que os alunos aprendem mais quando estão fazendo ou criando alguma coisa, e que a grade curricular precisa evoluir para que os estudantes possam explorar suas ideias criativas e para prepará-los para um mundo em rápida mudança".

Apesar de os estudantes da Geração Z terem uma percepção de que são mais criativos do que as gerações passadas, professores e alunos concordam que o melhor método de aprendizagem é por meio de uma abordagem que inclua fazer e criar. Essa perspectiva se correlaciona diretamente com os 60% dos educadores que procuram mais oportunidades de aprendizagem prática em sala de aula e os 52% que desejam atualizar seus currículos.

"Este estudo mostra que a grande maioria dos educadores entende o papel fundamental da criatividade e do pensamento criativo na resolução de muitos dos desafios globais", disse o Dr. Gerard J. Puccio, pesquisador líder em criatividade e presidente e professor do departamento do Centro Internacional de Estudos em Criatividade na SUNY Buffalo. "Professores, administradores e líderes educacionais enfrentam um enorme desafio na preparação de seus alunos para o mundo de hoje e podem mostrar que estão levando isso a sério ao atualizarem seus currículos, de acordo com as habilidades do século 21 e apoiando o desenvolvimento profissional dos alunos".

As principais descobertas do estudo com alunos e professores da Geração Z incluem:
  • 76% dos estudantes e 75% dos professores gostariam que houvesse um foco maior em criatividade em sala de aula;
  • 85% dos estudantes e 91% dos professores acreditam que a criatividade é essencial para as futuras carreiras dos alunos;
  • 93% dos estudantes e 73% dos professores acreditam que a tecnologia é a chave para os jovens se capacitarem para suas carreiras;
  • 83% dos estudantes acreditam que suas carreiras futuras irão envolver a criação de alguma coisa;
  • 94% dos professores acreditam que seus alunos terão profissões que ainda não existem;
  • 78% dos estudantes e 77% dos professores acreditam que a Geração Z aprende mais com experiências práticas e estimulando sua criatividade.


Os resultados completos da pesquisa da Adobe, "A Geração Z na Sala de Aula: Criando o Futuro", estão disponíveis para download em www.adobeeducate.com/genz.

Para ver os resultados em forma de infográfico, acesse http://www.adobeeducate.com/genz/genzinclassroom.

*O estudo foi produzido pela empresa de pesquisa Edelman Intelligence e conduzido como uma pesquisa online feita com n=1.000 estudantes norte-americanos da Geração Z (idades 11-17), e n=500 professores norte-americanos de alunos da Geração Z. A entrevista ocorreu entre os dias 26 de setembro e 6 de outubro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário