quinta-feira, 16 de março de 2017

Principais barreiras ao inovar na era digital – Parte 4

16/03 - HardSoft


Para entendermos os métodos Design Thinking e Scrum no processo de inovação, vamos ver um quadro, no qual estão listadas as principais barreiras da inovação com os princípios, valores e práticas destas metodologias.

Mapeamento das barreiras da inovação com princípios e valores do Design Thinking e Scrum



Há uma boa cobertura das barreiras da inovação com a adoção dos métodos Design Thinking e Scrum, o que corrobora com o alto nível de adoção destes métodos por empresas que possuem um perfil inovador. 

Considerações finais
Este artigo apresentou uma análise bibliográfica e de pesquisa de campo em três empresas (Itaú Unibanco, Natura e Inmetrics), com o objetivo de avaliar como grandes e tradicionais empresas enfrentam o desafio de inovar os seus modelos de negócio e digitalização no mercado. 

Observamos que a forma mais comum de conciliar a sustentação das operações e produtos atuais com iniciativas de renovação e inovação ocorre de forma externa, seja por uso de empresas ou áreas segregadas, bem como uso de comunidades. 

Também constatamos que as empresas optam pela contratação de profissionais com experiência e que atuem dedicados a trazer inovação, integrando e combinando com os profissionais existentes. 
As técnicas e os métodos mais comuns aplicados são o Design Thinking para o processo criativo e o Scrum como modelo para construção e operação da ideia. Estas duas metodologias são aplicadas de forma integradas pelas empresas.

Por: Lucas Ricardo Mendes de Souza, especialista Inmetrics

Nenhum comentário:

Postar um comentário