quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Aplicativo Carro 100% estimula a manutenção preventiva do veículo

25/11 - GMA


Motorista e reparador tem a facilidade em suas mãos na hora de fazer a revisão do veículo

Como parte do programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%, o aplicativo é uma forma prática de estimular o motorista a adotar a prática da manutenção preventiva do seu veículo e faz parte da nova etapa desta iniciativa criada em 2008, pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva.

Disponível gratuitamente para smartphones nas versões Android e IOS e também pelo site www.carro100.com.br, o aplicativo Carro 100% Check Up permite fazer uma avaliação virtual do veículo, conforme norma ABNT – Associação de Brasileira de Normas Técnicas e apoio do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. Por meio de questionário, o dono do automóvel pode saber como estão as condições desses itens e será avisado sobre as revisões necessárias. Também recebe nota, de acordo com o estado desses itens que são relacionados aos sistemas de suspensão, freio, iluminação, entre outros. 

O aplicativo foi feito para o dono do carro, como prestação de serviço e para incentivar a manutenção preventiva, mas pode ser um bom recurso para o reparador difundir o conceito e orientar o consumidor sobre os cuidados necessários com o veículo. Por isso, o GMA destaca a importância do engajamento dos reparadores na disseminação do aplicativo junto aos seus clientes.

No Brasil, a tendência é que o consumidor deixe de fazer as revisões periódicas quando o automóvel sai da garantia de fábrica. Com o aplicativo, esse hábito pode começar a mudar, uma vez que é possível fazer um check-up virtual para avaliar vários itens

Quando o item está de acordo, aparece a cor verde, amarelo indica alerta e vermelho é que já passou da hora de verificar. Depois que é feita a revisão e a troca, é só atualizar o sistema para mudar a nota do automóvel.

Ao atualizar os dados, o usuário também recebe uma medalha de motorista seguro, motorista econômico e motorista consciente, dependendo das condições do veículo. “Procuramos oferecer um recurso simples que informa o motorista quais itens precisam ser checados”, afirma.

Há interatividade com o dono do automóvel que receberá lembretes periódicos para informar sobre as revisões necessárias. O motorista pode conferir dicas sobre manutenção por intermédio do Facebook (https://www.facebook.com/carro100oficial), onde são postadas dicas e curiosidades.

Dados da frota
O estudo do Sindipeças indica que existem em circulação no Brasil mais de 41,5 milhões de veículos, entre automóveis, comerciais leves e caminhões e ônibus. Cerca de 82% possuem idade até 15 anos sendo que 41% têm entre 6 e 15 anos de idade, um universo que frequenta as oficinas independentes. O mercado de reposição atende a frota circulante que já não utiliza a garantia de fábrica e, com o aumento nas vendas de automóveis novos nos últimos anos, o volume de automóveis que se utiliza deste mercado cresce a cada dia nas oficinas.   

Sobre o Programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% -  Criado em 2008, pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, o Programa Carro 100%/ Caminhão 100%/ Moto 100% que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo para garantir mais segurança no trânsito, redução de emissão de poluentes e consumo de combustível. O programa consiste em diversas ações para sensibilizar o proprietário do veículo, divulgação na imprensa com dicas de manutenção e conteúdo e informação sobre orientação para o motorista, além de avaliações gratuitas.

O GMA – Grupo de Manutenção Automotiva reúne as entidades que representam o setor de reposição: Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças), Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes da Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo), Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) e Sindirepa Nacional (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios).

Nenhum comentário:

Postar um comentário