segunda-feira, 25 de abril de 2016

Samsung dá dicas para ajudar a proteger seu notebook na viagem

25/04 - Samsung


Mantenha seu notebook protegido com estas oito dicas de segurança

Os notebooks têm na mobilidade uma de suas principais vantagens. Mas ao mesmo tempo em que é cômodo poder levar um deles a qualquer lugar – inclusive na viagem do feriado –, usá-los em um ambiente aberto, à mercê do tempo e conectado a uma rede Wi-Fi qualquer, pode trazer alguns riscos ao aparelho e à privacidade do usuário.

Mas existem alguns cuidados que podem ajudar a conservar o aparelho e a não deixar informações expostas aos olhares de curiosos. São cuidados e medidas simples de segurança, ainda mais fáceis de aplicar graças às dicas abaixo e também a recursos exclusivos dos notebooks da Samsung, líder mundial em tecnologia. Veja a seguir:

1. Tome cuidado com redes Wi-Fi abertas. Elas podem ser criadas por mal-intencionados, que seriam capazes de interceptar o tráfego entre o notebook e o servidor do site que está sendo acessado e, assim, obter senhas e outros dados. Mesmo que o local ofereça um Wi-Fi gratuito, é melhor tomar cuidado ao se conectar. Cheque o nome da rede para ter certeza de que ela é correta e desconfie caso seja necessário fornecer muitos dados antes de conectar.

2. Carregue o notebook em uma bagagem discreta. Evite, portanto, aquelas mochilas especiais, que chamam mais atenção. Ainda assim, acomode bem o aparelho na mala que para não danificar os componentes internos, que são sensíveis.

3. Use uma senha para bloquear o notebook. Assim, caso o usuário precise se afastar por um momento, outros terão dificuldades para usar o aparelho e acessar informações sem autorização. O ideal é adotar uma combinação forte, com números, letras e símbolos – mas pode ser difícil memorizá-la. Por isso, a Samsung oferece como alternativa o Touchpad Logon, que permite desbloquear o aparelho com um “desenho” feito no touchpad.

4. Instale uma VPN, principalmente se o notebook for usado para fins profissionais. Essas redes virtuais privadas podem ajudar a impedir que eventuais invasores interceptem o tráfego de dados entre o aparelho do usuário e os servidores remotos, protegendo informações e documentos que são potencialmente sigilosos.

5. Não compartilhe pastas. Os diretórios compartilhados em rede podem ficar expostos a todos que estiverem com notebooks conectados ao mesmo Wi-Fi. Note que você pode até ter habilitado esse compartilhamento sem perceber – esta é uma das primeiras perguntas que o Windows faz quando o notebook é conectado à internet pela primeira vez.

6. Desligue a webcam e o microfone. Assim, eventuais invasores que estão distantes fisicamente (mas compartilhando a mesma rede) não conseguirão ouvir ou ver o que o usuário está fazendo, garantindo um pouco de privacidade mesmo em um local público. Em notebooks da linha atual da Samsung, é possível desabilitar a webcam e o microfone (ambos pelo firmware) com uma simples combinação de botões: Fn+F11.

7. Mantenha o notebook longe da praia. O objetivo do feriado é descansar e se divertir. Evite levar o notebook para a praia e não tenha transtornos em acidentes com água do mar e areia. Além disso, evita-se a oxidação do computador pela maresia.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.
A Samsung Electronics Co. Ltd. inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos vestíveis, tablets, câmeras, linha branca, impressoras, equipamentos médicos, sistemas de rede e soluções de semicondutores e LED. Para conhecer as últimas novidades, visite a Samsung Newsroom em news.samsung.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário