terça-feira, 26 de julho de 2016

Vírus de resgate: surgem mais ferramentas para recuperar arquivos

26/07 - Altieres Rohr / G1


Empresas de segurança lançaram novas ferramentas para recuperar arquivos "sequestrados" pelos ransomwares, os "vírus de resgate". Arquivos sequestrados por esses vírus normalmente não podem ser recuperados, já que as pragas utilizam métodos complexos para embaralhar os dados dos arquivos. Mas nem todos os vírus em circulação são tão sofisticados e alguns contêm falhas.

Ferramentas já existem para resgatar arquivos do CoinVault e do Bitcryptor, além de algumas versões do TeslaCrypt. Mas a empresa de segurança Palo Alto Networks desenvolveu uma ferramenta capaz de desembaralhar os dados sequestrados pelo Powerware (download aqui, em formato de script Python) e a fabricante de antivírus AVG fez o mesmo com outro vírus de resgate, o "Bart", facilmente identificado pelos arquivos criados com o nome ".bart.zip" (ferramenta aqui e outras ferramentas da AVG aqui).

Já a Kaspersky Lab, a Intel Security e a Europol lançaram nesta segunda-feira (25) a iniciativa "No More Ransom", uma página educativa que reúne dicas de prevenção e também ferramentas e tutoriais, desenvolvidos pelas duas empresas para decodificar diversos vírus de resgate. (visite aqui a página)

Clique aqui para continuar lendo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário