02/08 - Altieres Rohr / G1
Sempre que o WhatsApp é bloqueado no Brasil, surge uma palavrinha: criptografia. Essa palavrinha, supostamente, impede que o WhatsApp entregue mensagens trocadas por seus usuários às autoridades. Quando o FBI pediu que a Apple obtivesse dados em um celular, a Apple disse que não podia. O motivo? Criptografia. E o FBI então queria ajuda da Apple para quebrar essa criptografia - ajuda que a polícia norte-americana acabou não precisando, adiando mais discussões sobre a tal palavrinha "criptografia".
Apesar de a "criptografia" aparecer só em momentos complicados como esses - como na investigação de crimes -, a criptografia não é nenhuma estranha para quem usa a internet ou computadores. Na verdade, ela está em toda parte.
Quando você acessa o Facebook, a transmissão de todas as páginas é criptografada, porque o Facebook usa o protocolo "HTTPS". O mesmo vale para o Google e também quando você acessa seu banco pela web. A criptografia é responsável por vários sistemas modernos antipirataria, inclusive os usados nos filmes em Blu-Ray e nas transmissões de streaming.
Clique aqui para continuar lendo:





Nenhum comentário:
Postar um comentário