terça-feira, 11 de outubro de 2016

Estudo aponta que usuários sofrem com 'fadiga de segurança'

11/10 - Altieres Rohr / G1


O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), agência do governo norte-americano semelhante à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conduziu um estudo que identificou a existência de uma "fadiga de segurança", uma circunstância em que usuários estão cansados de seguir as regras de segurança e acabam tomando as decisões mais simples e inseguras, "baixando a guarda" ao navegar na web ou deixando de fazer uma compra para não ter que criar mais uma conta on-line.

As conclusões da pesquisa podem ter implicações nas políticas de segurança das empresas e em como a segurança precisa ser vista, pois alega que exigir demais das pessoas pode gerar um efeito oposto ao desejado. A pesquisa é qualitativa e tem por base entrevistas com usuários comuns. 

A pesquisa não estava tentando averiguar a presença dessa "fadiga", mas os pesquisadores perceberem que se tratava de uma reclamação recorrente das pessoas. Segundo o NIST, a pesquisa concluiu que a maioria das pessoas se sente "sobrecarregada" e "bombardeada". Elas se cansam de estarem sempre em alerta e deixam de seguir as recomendações e procedimentos de segurança.

Clique aqui para continuar lendo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário