terça-feira, 11 de outubro de 2016

Segurança da 'internet das coisas' passa por 'tragédia anunciada'

11/10 - Altieres Rohr / G1


Dispositivos "inteligentes" da internet das coisas - principalmente câmeras IP e gravadores de vídeo, mas também impressoras e talvez algumas geladeiras - estão sendo invadidos por hackers para realizar ataques na internet. Essa é a má notícia.

A péssima notícias é que em alguns casos a única solução é desconectar o dispositivo da internet ou comprar um novo: não existe como resolver o problema, pois o fabricante não previu a necessidade de atualizações. Quando há uma solução - que é a maioria dos casos - ela exige o download manual de um arquivo no site do fabricante ou a alteração de uma configuração e a maioria dos usuários não perceberá o problema para saber que precisa precisar fazer algo a respeito.

Essa situação ocorre apesar de inúmeros alertas, inclusive desta coluna, que há um ano afirmou que a internet das coisas exigia sistemas capazes de "cuidar de si mesmos". Vários especialistas rebatizaram a sigla "IoT", de "internet of things" ("internet das coisas", em inglês) para "internet of threats" (internet das ameaças), prevendo esse cenário há ainda mais tempo.

Clique aqui para continuar lendo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário