24/03 - HardSoft
Para que a experiência com o mundo digital seja segura para crianças e adolescentes a própria Internet oferece ferramentas de controle
Quem já navegou pelas maravilhas do mundo digital sabe que num clique você pode conhecer países, continentes, museus, bibliotecas ou compartilhar sua rotina, gostos e desgostos com o mundo. Mas nem só de maravilhas é feito a Internet. O submundo digital está mais próximo do que você possa imaginar.
Um clique define por onde você irá navegar, nas maravilhas ou nos perigos digitais. Esta escolha requer maturidade, o que leva tempo e este tempo é o que os pequenos navegadores ainda não tiveram.
Embora muitos aplicativos exijam idade mínima para acesso, a regra constantemente é burlada por crianças e adolescentes e, muitas vezes, com a anuência dos seus responsáveis.
Especialistas de todas as áreas avaliam aspectos positivos e negativos do acesso dos pequenos a rede mundial de computadores. Mas cabe aos pais monitorar em que mundos eles navegam.
O diretor da Toledonet Telecom, Marcos Claudemir Thielke considera que esta nova geração já nasceu digital, o acesso é irreversível. “Temos que entender que esta é uma realidade que faz parte deste mundo, não podemos ignorar isso. Até porque os nossos filhos não irão ignorar. Cabe a nós responsáveis orientar, colocar limites e usar as ferramentas disponíveis para ajudar nesta tarefa”.
Thielke adverte que não basta os pais se tornarem amigo dos filhos na rede social. “Este é um controle mínimo, pois não garante que seu filho vá acessar conteúdo que possa ser nocivo a sua formação. Além de muito diálogo é preciso precaver para que o uso da Rede seja de forma positiva”.
Há diversas ferramentas de bloqueio e monitoração, algumas gratuitas e outras pagas que os pais ou responsáveis podem configurar e assim garantir que a navegação de crianças e adolescentes seja segura e colaborativa para sua formação.
Thielke dá algumas dicas destas ferramentas:
O Controle Parental do Windows possibilita limitar o tempo de uso do computador. A Microsoft também oferece a ferramenta Windows Live proteção para a família.
A MetaCert tem recursos gratuitos e pagos para proteger crianças de adolescentes da pornografia on-line.
O K9 Web Protection é um programa gratuito de monitoramento da internet que possibilita o registro das atividades na Rede e bloquear sites, aplicar restrições de tempo e configurar os buscadores (como o google) de forma segura para as crianças, forçando a opção "Safe Search".
O PC Blindado é um programa pago, mas com versão de teste de monitoramento da internet, possibilitando o controle das atividades e o bloqueio de sites e categorias de sites (como adultos).
A Norton Family oferece ferramentas de proteção do computador, smartphones e tablets, e também de controle de websites, monitoramento de redes socais, controle de tempo, entre outros.
Para o diretor da Toledonet Telecom estas são algumas das ferramentas disponíveis, mas o fundamental é o acompanhamento de pais e responsáveis. “Não só o mundo digital oferece riscos, o mundo real também, por isso a presença da família é fundamental. E também não podemos ser ingênuos que o fato dos nossos filhos estarem a poucos metros de nós, em nossa casa, no quarto deles que estão seguros. É preciso entender que não há mundo hoje sem a Internet, tudo que podemos pensar de alguma forma utiliza recursos de Internet, então cabe uma escolha de onde vamos navegar. As ferramentas estão aí e podem nos ajudar nesta tarefa”, advertiu Marcos Thielke.
Conheça estas ferramentas:
Controle Parental do Windows
MetaCert
K9 Web Protection
Norton Family
PC Blindado
Por: Agência Casa de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário