quarta-feira, 22 de março de 2017

Acordo Sebrae-Embrapii subsidiará pesquisas dos pequenos negócios

22/03 - HardSoft


As micro e pequenas empresas brasileiras podem alcançar um novo patamar no desenvolvimento de pesquisas de inovação tecnológica. Um contrato assinado entre o Sebrae e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), no dia 17, vai subsidiar projetos com esse objetivo. A iniciativa é voltada para o credenciamento de empresas desse segmento nas cooperações com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas e privadas. 

O Sebrae vai aportar R$ 20 milhões para garantir o atendimento aos pequenos negócios. Do valor total de cada projeto apresentado pelas empresas, um terço será bancado pela Embrapii nacional, até um terço pela unidade Embrapii onde o estudo será desenvolvido e o restante ficará sob encargo da empresa, mas com subsídio do Sebrae. “A ideia é fazer com que, ao compartilharem riscos de projetos, essas empresas terminem sendo estimuladas a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva dos setores onde atuam, tanto no mercado interno como no mercado internacional”, explica o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

“A parceria com o Sebrae será estratégica para nosso planejamento. Ela traz um segmento importante, que são as micro e pequenas empresas, e que agora poderão contar com a expertise EMBRAPII para desenvolver seus projetos de inovação com recursos subsidiados, contribuindo, assim, no aumento da competitividade de seus produtos”, destaca o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães.

O Sebrae estima que cerca de 200 dessas micro e pequenas empresas sejam credenciadas. No convênio foram definidas duas linhas de financiamento: a primeira, voltada para desenvolvimento tecnológico, destina-se apenas às micro e pequenas empresas; a segunda é de encadeamento tecnológico e pode contar com empresas de todos os portes – sendo que os recursos investidos pelo Sebrae serão destinados apenas à primeira linha. A parceria permitirá que a sinergia entre as micro e pequenas empresas com instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais possa ser feita nas 23 unidades credenciadas Embrapii.

Por: Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário