quinta-feira, 3 de agosto de 2017

BASF trabalha com startups digitais que possuem ideias visionárias para a indústria da mobilidade

03/08 - HardSoft 
Por que dirigir até o posto de gasolina, se o posto de gasolina pode ir até você? Esta foi a perguntada levantada pelas mentes criativas que estão por trás da startup POMP. Sua visão: um carro que informa automaticamente seu proprietário sobre o tanque com nível baixo de combustível, sendo abastecido no local através de veículos que realizam o serviço de abastecimento móvel. Com o apoio dos especialistas em aditivos para combustível da BASF, o conceito de posto de gasolina móvel está, agora, sendo desenvolvido mais profundamente.

Esta e outras ideias inovadoras, sobre mobilidade e digitalização, foram apresentadas na EXPO Day, da STARTUP AUTOBAHN, em Stuttgart, em 25 de julho. Em conjunto com outras empresas, como a Daimler, a Porsche e a Hewlett Packard Enterprise/DXC Technology, a BASF tem estabelecido parcerias e realizado um trabalho de mentoring, para startups selecionadas, através de projetos piloto nas áreas de blockchain, tecnologia de sensores, realidade aumentada, produção futura e simulação de produtos.

"Acreditamos que as grandes ideias começam pequenas. É por isso que trabalhamos com jovens empresários que têm o potencial de mudar o futuro da mobilidade e da produção", disse Jürgen Becky, vice-presidente sênior do segmento de Materiais de Performance da BASF. "É na STARTUP AUTOBAHN, que a ingenuidade de Karl Benz ou Fritz Haber junta-se as ideias visionárias de Steve Jobs, no sentido figurado. É esse entusiasmo para coisas novas e espírito empreendedor que queremos promover na BASF, para fortalecer nosso próprio poder de inovação e competitividade ", afirma.

Como o principal fornecedor de químicos para a indústria automotiva, a BASF é um forte parceiro inovador e facilitador das soluções de mobilidade do futuro. Como exemplo, os especialistas em plásticos da BASF contribuem com sua competência técnica e know-how em processamento, para um projeto piloto com a startup KREATIZE. A sua plataforma digital facilita a troca direta entre o Fabricante de Equipamento Original (OEM) e o fornecedor. As montadoras conseguem fazer o upload dos arquivos CAD de suas peças automotivas para a plataforma. Devido a um algoritmo de correspondência, eles conseguem encontrar o melhor material processo de produção existentes, fazer o pedido imediatamente e pagar diretamente online.

Outro projeto piloto refere-se às cadeias de abastecimento: como é possível perceber que uma entrega está incompleta ou danificada, mesmo antes de recebê-la? A startup Quantoz, junto com a BASF e a startup Ahrma, acharam uma resposta inteligente para esta pergunta: uma palete inteligente que além de informar sobre sua posição e movimento, também dá informações relacionadas ao seu status de carregamento, bem como um possível impacto ou queda. Assim, as peças em falta ou danificadas podem ser novamente pedidas automaticamente. Ao usar a tecnologia blockchain da Quantoz, pode-se aumentar a segurança e a confiança na integridade dos dados. Esta combinação fornece uma visão de um material seguro e transparente e do fluxo de dados no futuro.

Mas a STARTUP AUTOBAHN não é a única iniciativa da BASF relacionada a inovação digital e startups. Com a AgroStart, por exemplo, a BASF oferece suporte a empresas de startup digitais no setor agrícola da América Latina. A BASF também está buscando soluções inovadoras no seu negócio de nutrição e saúde, em parceria com o RocketSpace e seu programa de aceleração de startup TERRA. Além disso, a BASF participa do "Digital Hub Ludwigshafen/Mannheim" localizado em Ludwigshafen, na Alemanha, que faz parte de uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério alemão de Assuntos Econômicos e Energéticos. O centro visa fortalecer as atividades de startups na região metropolitana do Reno-Neckar, aumentar a conscientização internacional no tocante a química digital e saúde digital e colaborar com parceiros científicos do mundo todo acerca de tais temas. Além disso, a BASF quer atrair talentos digitais, tanto para a empresa, quanto para a região.

O que é blockchain?

Blockchain é uma tecnologia de banco de dados designada para tornar as transações digitais mais rápidas, mais baratas, mais seguras e mais transparentes. As aplicações incluem serviços financeiros, contabilidade e a Internet das coisas. Blockchain é um tipo de livro-razão, com entradas registrando cada transação que já ocorreu. A diferença é que o banco de dados é descentralizado e compartilhado com milhares de computadores, incluindo computadores domésticos comuns. Qualquer pessoa pode se juntar à rede blockchain e visualizar qualquer transação, a qualquer momento. Embora muitas aplicações práticas do blockchain ainda estejam na sua fase inicial, a lista de usos potenciais é longa, incluindo entradas de registro de terra, certificados de autenticidade e verificações da cadeia de abastecimento. 

Por Máquina Cohn Wolfe

Nenhum comentário:

Postar um comentário