02/03 - Medisafe
A atual epidemia de Zika que se alastra a cada dia pelo mundo, vem despertando nas empresas de inovação a vontade de ajudar a facilitar o controle e a diminuição da ameaça de epidemias.
Não é por acaso que o time de desenvolvimento do HealthMap teve um papel fundamental no monitoramento do vírus Ebola quando começou a mapear todos os eventos relacionados ao vírus e com isso, pode ver graficamente fatos que não eram visíveis antes com tal facilidade. O mapa ampliou sua audiência de forma nunca imaginada por seus criadores, dada a enorme relevância da informação que ele passou a disponibilizar.
Outro caso é o Google, que em 2009 investiu em uma spin-off chamada Google Flu Trends e passou a seguir as pesquisas relacionadas à gripe ou palavras correlatas para passar informações às autoridades sanitárias sobre potenciais epidemias. Isto porque o buscador percebeu que antes de consultar um médico, as pessoas consultam o Google para saber mais sobre seus sintomas, checar informações.
No caso do Zika, que tem se espalhado de maneira assustadora no Brasil, já surgiram alguns aplicativos que procuram facilitar a vida das pessoas e ajudar no combate às doenças.
Um deles é o AntiZika - um aplicativo que ajuda a mapear os focos do mosquito Aedes Aegypti. Ele uniu a possibilidade fotografar focos do mosquito que são georeferenciados e assim ir formando um banco de dados que pode ser acessado pelos agentes de saúde para que o combate seja mais eficaz.Toda vez que uma pessoa colabora com o AntiZika, ela ganha um ponto que o aplicativo usa para posicionar a pessoa em um raking dos maiores colaboradores do mapeamento de focos de larvas do mosquito Aedes Aegypti.
O Medisafe, que já conta com cerca de 300 mil usuários no Brasil, adaptou algumas de suas funcionalidades para poder ajudar as pessoas a se prevenirem contra o mosquito. Usando este aplicativo, a pessoa é alertada regularmente sobre o horário de passar o repelente que escolheu seguindo as instruções de uso de cada um. A funcionalidade está disponível para usuários no mundo inteiro em inglês e só o Brasil conta com esta facilidade na língua local.
Sobre o Medisafe
Medisafe é uma plataforma em nuvem líder na gestão dos medicamentos, ajudando os pacientes a controlar doses, horários e a monitorar seu tratamento. O aplicativo é mais do que o organizador de pílulas, pois ajuda a gerenciar agendas complicadas de horários para a tomada de medicamentos, permite que mais pessoas sejam informadas e possam monitorar pacientes, além de enviar conteúdos específicos para condições especiais. O Medisafe tem cerca de 2,6 milhões de usuários que gerenciaram mais de 250 milhões de doses de medicamentos através de seus smartphones iOs ou Android, bem como tablets. O aplicativo conta ainda com mais de 90 mil comentários de usuários, com uma média de 4,5 a 5 estrelas no iTunes e no Google Play.




Nenhum comentário:
Postar um comentário