17/03 - CompTIA
Primeiro curso totalmente em português é uma excelente oportunidade para quem quer ingressar no mercado de TI.
O mercado de TI no Brasil continua aquecido e contratando. Mas é necessário qualificação para conquistar uma das 50 mil vagas que hoje estão abertas por falta de profissionais capacitados. E para conseguir essa qualificação não é necessário frequentar uma faculdade ou mesmo fazer cursos caros e de longa duração.
A CompTIA, associação do setor de TI, sem fins lucrativos e reconhecida mundialmente como referência em certificações vendor-neutral, anuncia em parceria com o Inatel, Instituto Nacional de Telecomunicações, centro de excelência em ensino e pesquisa nas áreas de Engenharia e Tecnologia, o primeiro curso online em português "Conceitos e Fundamentos de TI".
O curso do Inatel, que também prepara para o exame de certificação CompTIA IT Fundamentals, acontece de 12 de abril a 13 de junho e é o primeiro com aulas e material de estudo totalmente em português. Com carga de 45 horas, distribuídas em cinco módulos, as aulas são gravadas e online, o que gera total flexibilidade de horário para os alunos, que recebem tutoria dos professores para dúvidas e interação com os outros alunos do curso.
Considerado a porta de entrada para quem planeja trabalhar com TI, o curso abrange as competências e conhecimentos essenciais que os profissionais de nível básico devem ter. Os candidatos terão, por exemplo, o conhecimento necessário para:
- Identificar e explicar os componentes básicos de um computador;
- Configurar uma estação de trabalho básica;
- Conduzir uma instalação de software básica;
- Estabelecer uma conectividade de rede básica;
- Identificar problemas de compatibilidade;
- Identificar / prevenir os riscos básicos de segurança;
- Compreender a segurança e manutenção preventiva de computadores.
Ao finalizar o curso e aluno estará apto para fazer a prova de certificação CompTIA IT Fundamentals. O exame avalia os conhecimentos do candidato nas áreas de software (21%), hardware (18%), segurança (21%), rede (16%) e básico em TI (24%). E tendo alcançado com sucesso CompTIA IT Fundamentals, o aluno tem o básico necessário para prosseguir para a CompTIA A+, certificação reconhecida mundialmente para novos profissionais de TI.
"Quando olhamos sob o ponto de vista do profissional de RH sabemos que eles consideram que candidatos a emprego de TI com certificações da indústria economiza tempo e recursos na avaliação, garante a credibilidade do candidato e demonstra que ele tenha uma base de conhecimento", observa Leonard Wadewitz, diretor da CompTIA para a América Latina e Caribe.
A CompTIA constrói certificações de padrão internacional vendor-neutral (independente de fabricante ou fornecedor), que validam as competências necessárias que um profissional tem para executar seu trabalho, o que incrementa as oportunidades de carreira. Já os empregadores reconhecem e valorizam o conhecimento adquirido pela certificação em função da melhora da produtividade dos colaboradores.
“Esse é o primeiro esforço realizado em conjunto com a CompTIA na intenção de oferecer cursos preparatórios no formato a distância em português para as diversas certificações na área de TIC cedidas pela entidade. Inicialmente, nos tornamos uma academia autorizada a oferecer o curso preparatório para certificação CompTIA IT Fundamentals. O aluno que optar por fazer o curso em nossa plataforma terá a garantia de contar com metodologia e material aprovados pela entidade e ainda, desconto na inscrição para a prova de certificação”, esclarece Mário Ferreira, gerente-adjunto de Educação Continuada do Inatel.
Um programa de ajuda financeira está sendo oferecido pela CompTIA com bolsa de 40% do valor do voucher do exame. As inscrições já estão abertas e podem der feitas pelo site do Inatel no link http://www.inatel.br/ead/dados-gerais-conceitos-fundamentos-ti/tecnologia/conceitos-e-fundamentos-de-ti/dados-gerais. Veja amostra videoaula e vídeo sobre o Conceitos e Fundamentos de TI.
Sobre a CompTIA
A Computing Technology Industry Association (CompTIA), é uma associação sem fins lucrativos que atua como a voz da indústria de tecnologia da informação. Com cerca de 2.000 empresas associadas, 65.000 usuários registrados, 3.000 parceiros acadêmicos e de treinamento e mais de dois milhões de certificações de TI emitidas, a CompTIA é dedicada ao avanço e crescimento da indústria por meio de programas de ensino, pesquisa de mercado, eventos, certificações profissionais e defesa de políticas públicas.
Sobre o Inatel
O Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965. A instituição está localizada em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, região conhecida nacional e internacionalmente como o “Vale da Eletrônica” e também possui um escritório em São Paulo, no Complexo WTC. Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e atualmente oferece seis cursos de graduação - Engenharia de Telecomunicações, Engenharia da Computação, Engenharia Biomédica, Engenharia de Automação e Controle, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Gestão de Telecomunicações. Tem também pós-graduação lato sensu, cursos a distância e ainda Mestrado em Telecomunicações. Além de formar profissionais, o Inatel transfere tecnologia ao mercado nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, educação continuada, consultoria e calibração de equipamentos. Possui parcerias com empresas de grande porte nacionais e multinacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário