segunda-feira, 2 de maio de 2016

Big Data, geolocalização e mobilidade melhoram a produtividade no campo

02/05 - Press Work


SmartFarm aposta na colaboração das diversas equipes do setor do agrícola por meio da tecnologia

O novo salto de produtividade agrícola nasce da inclusão de todos os colaboradores na cadeia de produção. Essa é a premissa do SmartFarm, solução criada pela Nèscara (www.nescara.com) que une Big Data, mobilidade, geolocalização, internet das coisas e ferramentas de gestão para criar uma rede de colaboração capaz de aumentar o desempenho de culturas como cana-de-açúcar, café, soja, laranja, entre outras.

A solução trabalha com base nas melhores práticas definidas pelos agrônomos e especialistas das empresas para cada fazenda, e garante que essa “receita de bolo” chegue até o time de campo através da plataforma de planejamento, execução, monitoramento e análise. Isso tudo ocorre em duas frentes: enquanto os gestores acessam a solução em nuvem, os funcionários utilizam apps para smartphone ou tablet durante a execução de suas tarefas.

Se, por um lado, os que vão ao campo já saem com uma ordem de serviço pronta - o que reduz o tempo ocioso -, por outro, é possível acompanhar em tempo real a movimentação das máquinas em mapas por meio de geolocalização, para ver se o plano de trabalho é seguido à risca. "Mesmo quando entra em áreas sem conexão à internet, o aplicativo salva os dados no dispositivo móvel e os transmite assim que a rede for restabelecida", conta Ralfo Nunes, sócio da Nèscara ao lado de Daniel Carmo e Emilio Raia.

O dispositivo móvel que está fixado na máquina emite alertas online para o operador quando ele estiver trabalhando fora da faixa definida nas melhores práticas. Com isso, é possível reduzir erros e aumentar o rendimento, além de diminuir o tempo de parada por manutenção por mau uso do equipamento.

Além disso, as informações coletadas nessa etapa geram um gigantesco banco de dados, o Big Data, que é utilizado como fonte para otimizar as práticas de gestão e planejamento. "Como resultado, cruzamos informações para adequar planejamento, identificar falhas e gerar planos de ação imediatos. Acredito que exista um potencial de redução de 10% a 20% sobre as horas paradas gerenciáveis", explica Nunes.


"O setor agrícola tem duas especificidades: primeiro, não podemos controlar o preço final das commodities, então temos que reduzir o custo ao máximo; segundo, nossa principal variável é completamente imprevisível: a natureza", conta o especialista. Para ele, ao desenvolver uma solução que inclui todos os atores da cadeia de produção efetivamente no processo de planejamento, é possível mitigar a influência desses fatores. Com isso, a Nèscara espera dobrar seu faturamento em 2016 e, em breve, lançar um software voltado para pequenos produtores e agricultura familiar.

Sobre a Nèscara
Empresa especializada em soluções de tecnologia para o agronegócio. Fundada em janeiro de 2015, trabalha em parceria com a Salesforce, quarta maior desenvolvedora de softwares do mundo. Além do SmartFarm, solução voltada para os produtores, também desenvolve produtos para fornecedores de insumos, cooperativas, entre outros. www.nescara.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário