quarta-feira, 18 de maio de 2016

Intervalo CESAR aborda o Futuro dos Carros

18/05 - CESAR


Evento gratuito acontece no dia 19 de maio, no CIn/UFPE

“O futuro dos carros” é o tema da edição especial do próximo ‘Intervalo CESAR’, iniciativa do instituto de inovação que reúne palestrantes de diferentes áreas para compartilhar suas visões sobre temas relevantes nas áreas de tecnologia, design e inovação em geral. O evento é gratuito, aberto ao público e tem como objetivo compartilhar conhecimento entre o CESAR, Centro de Informática (CIn) da UFPE e outros agentes de inovação dentro e fora do Estado, a fim de levar impacto para ecossistemas de inovação do Recife e do Brasil. Essa edição especial será realizada em parceria com o CIn-UFPE no Anfiteatro do Centro, no próximo dia 19 de maio, às 16h.

Para debater o futuro da indústria automobilística, o ‘Intervalo CESAR’ reunirá quatro pesquisadores do CIn/UFPE: Abel Guilhermino, Divanilson Campelo, Fábio Soares e Veronica Teichrieb. O pesquisador do CESAR, Adeilton Oliveira, ao lado de Antonio Gomes, da fabricante de baterias Moura, completam o time de palestrantes que terão dez minutos para as exposições iniciais, seguidas de um debate. O moderador do evento será Egon Daxbacher, Gerente de Implantação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva da FCA em Pernambuco.

“A ideia é aproximar a academia de pesquisas da cadeia produtiva da área automobilística, que vem crescendo em Pernambuco”, avalia Eduardo Peixoto, Executivo Chefe de Negócios do CESAR. A abertura de novas fábricas, entre elas uma das mais modernas do mundo, da FCA em Goiana, vem atraindo diversos fornecedores, e com tendência de crescimento no estado. A inauguração do Centro de P&D da FCA em Pernambuco no ano passado também vem movimentando os projetos na área de pesquisa e desenvolvimento de software voltados para plataformas automotivas.

A discussão sobre o futuro dos carros promete ser muito estimulante. O assunto já foi tema de artigo de Eduardo Peixoto, em sua coluna no portal Olhar Digital. Confira o texto como um aquecimento para as discussões do ‘Intervalo CESAR’: http://olhardigital.uol.com.br/colunistas/eduardo_peixoto/2014/11/.

O “Intervalo CESAR Edição Especial - O futuro dos carros” é uma realização CESAR e do CIn/UFPE, com apoio do IPD Eletron e da Abinee. As inscrições e outras informações estão disponíveis no site http://www.intervalocesar.org/.

SOBRE O CESAR - O CESAR é um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, a instituição desenvolve soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs - desde o desenvolvimento da ideia, passando pela concepção e prototipação, até a execução de projetos para empresas dos mais diversos setores, como: telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio. Alguns clientes atendidos pelo CESAR são: Exército Brasileiro, Fundação Telefônica, Oi Futuro, Alcatel, Gemalto, Bematech, Rapidão Cometa, LG, Sonae Sierra Brasil, Whirlpool, Tetrapak, Motorola, Positivo, Samsung, CHESF, Siemens e Saraiva.

O CESAR desenvolve novos negócios, sendo certificado pela Startup Brasil desde 2014 para operar como uma Aceleradora oficial no programa de fomento a criação de startups no país. Também atua na área educacional, com cursos de extensão e mestrado profissional em TICs, além de oferecer consultorias tanto para a criação de modelos/metodologias educacionais inovadoras, como para criação de estratégias de negócio conectadas com tecnologia.

Prêmios e reconhecimentos nacionais validam a contribuição do CESAR para o desenvolvimento da indústria de inovação no país. Destaque para o Prêmio FINEP de Mais Inovadora Instituição de Pesquisa do Brasil (2004 e 2010), o Prêmio de Modelo de Negócios Mais Inovador do País pela Revista Época Negócios (2009) e o Prêmio Info200 de Melhor Empresa de Serviços de Software (2005). Mais em www.cesar.org.br.

SOBRE O CIn - O Centro de Informática (CIn) da UFPE é uma instituição é destaque nacional e internacional pelos avanços em educação, tecnologia, empreendedorismo e na relação entre a Academia e o Mercado.

Há mais de 40 anos, o CIn-UFPE tem como missão de promover o desenvolvimento das pessoas, da ciência, da tecnologia e da sociedade por meio da informática. Em 2011, ganhou o Prêmio FINEP de inovação tecnológica.

Atualmente o CIn-UFPE é formado por mais de 80 doutores, mais 50 servidores técnico-administrativos e funcionários e sua excelência é destacada pelo constante aperfeiçoamento dos cursos de bacharelado e pós-graduação em TIC, pelos investimentos em infraestrutura e pelo compromisso com a qualidade acadêmica também reconhecida pelo número de publicações científicas e diversos prêmios recebidos por artigos, dissertações e teses defendidas.

Ao todo, mais de mil Dissertações de Mestrado, mais de cem Dissertações de Mestrado Profissional e mais de 200 Teses de Doutorado defendidas durante a História do Centro. Fora do campus, o Centro também se destaca nas parcerias que faz com empresas multinacionais e nacionais em TI, universidades internacionais, além de inúmeros prêmios conquistados por alunos de graduação e de pós-graduação, como a Maratona de Programação e a Imagine Cup.

Nenhum comentário:

Postar um comentário