segunda-feira, 2 de maio de 2016

Itaú é o primeiro banco da América Latina a integrar consórcio internacional para tecnologia ledger compartilhada

02/05 - Itaú e R3


O Itaú, maior banco privado da América Latina, assinou um acordo de parceria com a empresa internacional de inovação R3 para o desenvolvimento de soluções a partir de tecnologias de ledger (livros de registro, em tradução livre) compartilhadas cuja base é o Blockchain.  

Blockchain, a solução que está por trás do Bitcoin e outras criptomoedas, é um exemplo bem sucedido da aplicação prática de ledger compartilhada. Além de criptomoedas, essa tecnologia tem outras aplicações que possibilitam novos modelos de negócios, agilidade e eficiência em um ambiente seguro, de forma descentralizada, garantindo rastreabilidade das transações e autenticidade das partes envolvidas.

O Itaú é a primeira empresa da América Latina a entrar para o consórcio da R3, que reúne mais de 40 das maiores instituições financeiras do mundo para desenvolver aplicações comerciais de última geração para o mercado.

As equipes da R3 contam com veteranos da indústria financeira e especialistas em Blockchain e criptomoedas. Esses profissionais colaboram com as empresas parceiras do consórcio na pesquisa, experimentação, design e engenharia de produtos para o avanço da tecnologia ledger compartilhada. A colaboração leva em conta as particularidades dos sistemas bancários de identidade, privacidade, segurança, escala, interoperabilidade e integração com sistemas legados.

“Entramos para o consórcio R3 para contribuir com o esforço internacional de desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras a partir da tecnologia ledger compartilhada”, afirma Márcio Schettini, diretor-geral de Tecnologia e Operações do Itaú. “Estamos certos de que essas inovações trarão benefícios para nossos clientes e ganhos reais de eficiência para o setor como um todo. Estamos ansiosos para atuar em conjunto com a R3 e outras instituições financeiras da América Latina para expandir os benefícios que a tecnologia ledger compartilhada oferece”, completa o executivo.

David Rutter, CEO da R3, comenta: “É com prazer que damos as boas-vindas ao Itaú Unibanco para expandir nossa rede global de parceiros à América Latina. A tecnologia ledger compartilhada tem potencial para romper as barreiras geográficas e unir essas contrapartes em todo o mundo em uma estrutura financeira mais eficiente, segura e transparente. O Itaú será um importante parceiro da R3 como representante da região”.

Sobre o Itaú
O Itaú Unibanco é um dos maiores bancos do mundo em valor de mercado. Com ativos totais de R$ 1,3 trilhão, o banco é líder em private banking e no mercado de cartões de crédito, além de ter forte atuação em grandes empresas e na concessão de créditos imobiliário e consignado. Com 90 mil colaboradores, mais de 5 mil agências e PABs, e quase 26 mil caixas eletrônicos, o Itaú Unibanco está presente em 19 países além do Brasil, e é listado na BMF&Bovespa (ITUB3, ITUB4), na New York Stock Exchange (ADRs) e na Bolsa de Buenos Aires (ITUB4). Sua visão é “ser o banco líder em performance sustentável e satisfação de clientes”. Outras informações em www.itau.com.br 

Sobre a R3
O time da R3 é composto por veteranos da indústria financeira, especialistas em tecnologia e empreendedores de novas tecnologias, trazendo expertise sobre mercados financeiros eletrônicos, criptografia e moedas digitais. A R3 opera em Nova York, Londres e San Francisco, e em conjunto com seus parceiros, para definir, desenvolver e disponibilizar a próxima geração de tecnologia financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário