terça-feira, 3 de maio de 2016

Universidade das Startups seleciona projetos

03/05 - UniStart


O programa do Centro Europeu é uma parceria com o Instituto Brasileiro Qualidade e Produtividade, e visa estimular ideias inovadoras

De olho em um segmento em franca expansão no Brasil, o Centro Europeu, instituição que atua há quase 25 anos na área da educação, acaba de lançar a Universidade das Startups - UniStart, um núcleo de empreendedorismo inovador de alto impacto, constituído por um programa gratuito de aceleração que pretende ajudar empresas com negócios inovadores acrescerem mais rápido, no menor tempo, e com o maior lucro possível.

Desenvolvida em parceria com o Instituto Brasileiro Qualidade e Produtividade (IBQP), a UniStart oferece um ambiente com uma atmosfera de inovação e estrutura física completa, proporcionando várias atividades estimulantes para o desenvolvimento de novas ideias e de networking. “A Universidade das Startups foi desenvolvida para pessoas que querem gerar e aprimorar ideias, com o objetivo de criar empreendimentos de alto impacto. Aqui os empreendedores vão participar das mais modernas práticas de inovação, além de atuar em equipes com espírito colaborativo, integrador e com visão sistêmica, características fundamentais para as empresas do novo milênio”, explica Ronaldo Cavalheri, Diretor Geral do Centro Europeu.

A metodologia da UniStart foi desenvolvida em parceria com consultores/facilitadores do IBQP, baseada em experiências do mundo empresarial internacional. O método inclui abordagens que são referências internacionais, como a da Oxford Leadership Academy, Teoria U, World Café, Andragogia, Design Thinking, Lean Startup e Investigação Apreciativa. 

O programa da universidade, totalmente gratuito, é dividido em três etapas: geração de Ideias, Incubação e Aceleração. Na primeira etapa, que acontece entre os meses de maio e junho, os participantes selecionados participam de palestras inspiradoras e fazem uma imersão no ambiente que pretendem inovar. A etapa tem o objetivo de gerar novas ideias, criar relacionamento entre os participantes e fomentar a criação de soluções inovadoras.

Já na segunda etapa, que ocorre entre julho e agosto, serão formados grupos de quatro pessoas, para dar continuidade a ideia gerada na etapa anterior. Aqui o processo contempla além da imersão, dinâmicas de Divergir/Emergir/Convergir. “O objetivo aqui é incubar as novas ideias e aprimorar o relacionamento entre os componentes de cada grupo”, explica Cavalheri. Nesta etapa serão selecionadas as melhores propostas para participar da etapa final.

A última etapa de desenvolvimento é a Aceleração, que vai acontecer entre setembro e novembro. As equipes de quatro pessoas, passarão por um processo intenso de aprimoramento das propostas de valor e dos seus modelos de negócios, a partir das ideias incubadas anteriormente e também de outros projetos de startups já existentes. “É uma etapa importante para definir o motor de crescimento do negócio e ampliar os testes com possíveis clientes”, lembra Ronaldo Cavalheri. Após finalizado todo o processo, as startups farão uma apresentação dos projetos ao mercado e possíveis investidores.

“Para participar, os futuros empreendedores devem escrever sobre dois aspectos que serão avaliados por uma banca. Sobre o nível de interesse na UniStart e o seu grau de compromisso com o programa. E, sobre seu propósito de vida e porque considera a sua ideia (não precisa contar qual é) relevante para o mundo”, completa Ronaldo Cavalheri.

As inscrições para a UniStart são gratuitas e podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site www.centroeuropeu.com.br. Mais informações pelo telefone (41) 3222-6669.

Nenhum comentário:

Postar um comentário