quarta-feira, 1 de junho de 2016

Documentário produzido com alunos de Navegantes sobre mudanças climáticas será lançado nesta semana

01/06 - Multimídia


A apresentação vai acontecer no auditório do Instituto Federal, em Itajaí, no dia 2 de junho

O documentário “As mudanças do clima e seus novos protagonistas” traz os relatos dos alunos de escolas públicas de Navegantes, que em 2015, participaram das oficinas do projeto Adaptar Comunidades, promovido pelo Instituto Ilhas do Brasil. A intenção do projeto é promover a cultura de percepção de risco e adaptação às mudanças do clima (MC), preparando públicos vulneráveis para eventos climáticos extremos.

O vídeo marcou a conclusão desta etapa realizada em cinco escolas públicas da cidade: da rede municipal - Izilda Reiser Mafra, Professora Maria Teresa Leal, Professora  Ilka Muller de Mello, Professora  Maria Hostin da Costa e a Escola da rede estadual Adelaide Konder. Foram debatidos temas como: conhecer o local onde cada um mora; eventos climáticos extremos ( enchentes, ventos fortes ); e criar um planejamento caso ocorra a necessidade de lidar com novas enchentes. Para concretizar o trabalho, os estudantes foram até a praia onde viram de perto o problema da ação do homem e o descaso com a natureza: poluição.

As oito oficinas foram desenvolvidas com 150 crianças e adolescentes, do 5º e 6º ano, e no contraturno escolar, uma vez por mês. Durante os encontros, além dos alunos, os responsáveis pelo projeto também buscaram o envolvimento dos pais nas atividades. Foram encaminhados para a casa dos alunos questionários para que a família pudesse participar e interagir. A ideia foi criar a percepção de riscos e o reconhecimento do local onde cada um reside. “As minhas crianças, depois que começaram a ter aulas sobre a realidade delas, que vieram a partir das reflexões do projeto adaptar elas até passaram a gostar mais de viver aqui”, revelou a professora, Jaqueline Regis

Outra estratégia do projeto foi mostrar aos estudantes um equipamento importante de monitoramento: estação meteorológica. Com isso, eles aprenderam a analisar os dados, interpretar e entender o uso desse material. Todas as escolas envolvidas receberam o aparelho, que foi doado pelo projeto.

De acordo com os organizadores do projeto, a cidade de Navegantes foi escolhida por estar em uma área com um histórico importante de eventos climáticos extremos juntamente com Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú. Colonizada por açorianos, Navegantes encontra suas fontes de renda associadas ao mar e ao Rio Itajaí-Açu - que a separa de Itajaí. Esses mesmos aspectos que dão destaque ao município nas áreas econômicas e turísticas, também são apresentados como responsáveis por grandes catástrofes oceano/climáticas.

O projeto Adaptar Comunidades identificou que nos últimos seis anos, o município registrou nove decretos de situação de emergência, associados a enxurradas, ressacas e vendavais. Além disso, dados da Defesa Civil municipal apontam que cinco comunidades estão vulneráveis a danos: Porto das Balsas, Volta Grande, Porto Escalvado, Machados e Gravatá. “Através deste documentário, queremos disseminar essas informações nas demais cidades da região, que também estão diretamente ligadas por questões socioeconômicas e ambientais”, pontuou Alexandre Castro, Diretor Técnico do Projeto”

Instituto Ilhas do Brasil:
O Instituto Ilhas do Brasil (IIB) foi fundado em outubro de 2005, na comunidade de pesca artesanal do Pântano do Sul, em Florianópolis, SC. A fundação do IIB foi estimulada pela necessidade de oportunizar de fato o envolvimento comunitário em ações socioambientais, que promovessem uma melhor qualidade de vida e o empoderamento das comunidades costeiras locais. A interação e o respeito entre os saberes locais com o conhecimento acadêmico foi identificada pela Rede ASHOKA como uma iniciativa inovadora capaz de causar impactos sociais positivos e transformadores para as comunidades costeiras locais, através de “Pensar globalmente e agir localmente”, finalmente na prática.

O que: Lançamento do Documentário “As mudanças do clima e seus novos protagonistas” 
Quando: 02 de junho, às 18h30.
Onde: Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC Itajaí 

Nenhum comentário:

Postar um comentário