quinta-feira, 6 de outubro de 2016

2º Colóquio Internacional no Brasil sobre Brincadeiras Perigosas apresenta modelos de prevenção dos jogos de não-oxigenação

06/10 - AZ / Brasil Assessoria & Comunicação


Promovido pelo Instituto DimiCuida, o evento, gratuito, será realizado nos dias 6 e 7 de outubro, em Fortaleza (CE)

Com o tema "A Prevenção na Prática", o 2º Colóquio Internacional no Brasil sobre Brincadeiras Perigosas acontecerá nos dias 6 e 7 de outubro, no Hotel Sonata de Iracema, em Fortaleza (CE). Organizado pelo Instituto DimiCuida, o objetivo do evento é apresentar aos profissionais das áreas de educação, segurança pública e de saúde, bem como aos pais e responsáveis, os modelos de prevenção, o mecanismo de respiração, o impacto dos jogos de não-oxigenação na saúde e a autópsia psicológica como uma ferramenta fundamental no processo investigativo.

Os jogos de não-oxigenação são “brincadeiras” disseminadas na internet e praticadas por crianças e jovens do mundo inteiro, que deixam sequelas, muitas vezes irreversíveis, ou levam ao óbito. Segundo a psicóloga do Instituto DimiCuida, Fabiana Vasconcelos, em trabalhos de prevenção realizados em vários países, ficou provado que crianças e adolescentes não têm conhecimento real do perigo da prática. “Com uma educação de saúde voltada para a conscientização do mecanismo de respiração e o que ocorre quando este sofre, há evidências estatísticas de redução da prática”, enfatiza.

Programação
O 2º Colóquio Internacional no Brasil sobre Brincadeiras Perigosas será dividido em quatros painéis, direcionados para públicos distintos, como pais, educadores e profissionais da saúde e da segurança pública. O evento será gratuito, mediante inscrição prévia (mais informações em Serviço).

DIA 06/10

PAINEL I | A prevenção nas escolas, um método aplicado
Público-alvo: Educadores, psicólogos e assistentes sociais
8h - 8h30 | Acolhida
8h30 - 8h35 | Abertura Instituto DimiCuida - Demétrio Jereissati
8h35 - 10h35 | Programa de Prevenção Eriks Cause - Um treinamento – Judy Rogg (EUA)
10h35 - 10h50 | Intervalo
10h50 - 11h10 | Programa de Prevenção APEAS - Experiência, estratégia e a sistemática na prevenção dos jogos junto aos estudantes – Françoise Cochet (França) – não presencial
11h10 - 12h10 | Os perigos da internet - ora vítimas, ora infratores – NETHICS – Alessandra Borelli (Brasil)
12h10 - 12h15 | Depoimento

PAINEL II | A mecânica da respiração e sintomas devidos à prática de jogos de não-oxigenação. Atualidades de pesquisa e epidemiologia no mundo
Público-alvo: Pediatras, neuropediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, urgentistas, paramédicos e Corpo de Bombeiros
14h - 14h05 | Abertura Instituto DimiCuida - Demétrio Jereissati
14h05 - 15h | O Sistema Respiratório e os Jogos de Não-oxigenação – Dr. Almir Santana (Brasil)
15h - 16h | Como fazer a triagem de uma criança através dos sintomas – Amy Bleak (EUA)
16h - 16h20 | Intervalo
16h20 - 17h20 | Atualidades de pesquisa e epidemiologia dos jogos de não-oxigenação – Juliana Guilheri (França/Brasil) - não presencial
17h20 - 17h30 | Encerramento Dia 1 - Um Depoimento

DIA 07/10

PAINEL III | A importância da autópsia psicológica no processo investigativo, brincadeiras perigosas identificadas e reconhecidas
Público-alvo: Psicólogos e profissionais de segurança pública.
8h - 8h30 | Acolhida
8h30 - 8h35 | Abertura Instituto DimiCuida - Demétrio Jereissati
8h35 - 9h15 | Brincadeiras Perigosas x Suicídio - Como identificar e diferenciar – Fabiana Vasconcelos e Daniel Franco (Brasil)
9h15 -11h15 | A Ferramenta da Autópsia Psicológica – Fátima Santos (Brasil)
11h15 - 11h30 | Intervalo
10h45 - 11h45 | Mudando um laudo de suicídio para jogo de não-oxigenação usando a ferramenta autópsia psicológica – Mike Bleak (EUA)
12h30 - 12h35 | Encerramento - Um Depoimento

PAINEL IV | A era digital e as Brincadeiras Perigosas - O que dizer ao meu filho?
Público-Alvo: Pais, psicólogos e profissionais de segurança pública.
14h - 14h05 | Abertura Instituto DimiCuida - Demétrio Jereissati
14h05 - 16h | O que dizer para o meu filho(a)? O Modelo Americano (para aos pais) – Judy Rogg (EUA)
16h - 17h | Grupo privado IDC Pais, encontro e diálogos - um café
17h | Despedida

Resultados do 1º Colóquio
Realizado em agosto de 2015, o 1º Colóquio Internacional no Brasil sobre Brincadeiras Perigosas reuniu 300 pessoas com o objetivo de trazer o tema à discussão e propor uma agenda permanente de trabalhos de prevenção e conscientização para pais, jovens e educadores no País.

Para isso, o Instituto DimiCuida criou seis Comitês: Científico; de Educação; de Divulgação e Prevenção; de Informação/Disseminação; Jurídico e dos Pais. Cada qual é responsável por estabelecer metas e cumpri-las, como a elaboração de Manual de Prevenção, vídeo e livro sobre os jogos; desenvolvimento de ferramentas de bloqueio de divulgação de brincadeiras perigosas na internet; reuniões com órgãos de segurança pública para a adequação na identificação correta de ocorrências; acolhimento de famílias que estejam vivenciando o problema, entre outras.

O Instituto vem, ainda, promovendo palestras de prevenção sobre o assunto, principalmente em instituições de ensino, no Ceará e em outros estados brasileiros.

O Instituto DimiCuida possui um website (www.insitutodimicuida.org.br) e uma fanpage (facebook.com/dimicuida) que reúnem as principais informações e esclarecimentos sobre o assunto.

Palestrantes

Alessandra Borelli (Brasil) | Advogada atuante na área de direito digital e Diretora Executiva da Nethics Educação Digital, empresa voltada a educação de crianças, juvenis e adolescentes sobre ou uso ético e seguro da Internet, com o objetivo de firmar e inspirar comportamentos positivos e saudáveis na interação com as tecnologias da informação e comunicação.

Amy Bleak (EUA) | Com 20 anos de experiência, Amy é a enfermeira administradora do Hospital de Cedar City, em Utah. No momento, está cursando o Doutorado em Práticas de Enfermagem na Universidade de Utah, assim como atua como Enfermeira da Família. Ela também é professora adjunta do programa do preparatório para medicina na Universidade de Southern Utah.

Daniel Franco (Brasil) | Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor da Escola de Saúde Pública (CE), da Faculdade Leão Sampaio e do curso de especialização em Saúde Mental da Uniaméricas. É membro da Liga de Neurologia e Psiquiatria Infantil, do Departamento de Saúde Materno-Infantil, da Faculdade de Medicina (UFC) e atua em clínica particular.

Dr. Almir Santana (Brasil) | Natural de Aracaju (SE), é médico formado pela Universidade Federal de Sergipe, em 1981, com especialização em Saúde Pública. Coordena o Programa Estadual de DST/Aids desde 1987 e leciona Biologia desde 1982.

Fabiana Vasconcelos (Brasil) | Psicóloga clínica e membro do comitê científico e de educação do Instituto DimiCuida. Tem formação em Psicologia pela Unifor (CE) e pós-graduação pela Boston Graduate School of Psychoanalysis (EUA), tendo atuado por 10 anos no sistema público de ensino em Massachusetts (EUA). Atua com atendimento de adolescentes e famílias em Fortaleza, como também na formação de programas de educação e prevenção do Instituto DimiCuida.

Fátima Santos (Brasil) | Especialista, mestre e doutora em Psicologia; professora da disciplina Psicologia Forense, desde 1983, na Faculdade de Psicologia, e, desde 2008, na Faculdade de Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas; professora de cursos de capacitação em Psicologia Forense, Perícias Judiciais, Assistência Técnica, Psicopatologia Forense, bem como de Autópsia Psicológica, Violência Doméstica e Alienação Parental. Fátima é, ainda, membro da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica e articulista do Jornal Correio Popular de Campinas.

Françoise Cochet (França) | Farmacêutica, mãe de três filhos. Em setembro de 2000, seu filho Nicolas morreu com quase 15 anos em decorrência de um “jogo de desmaio”, prática da qual ela não tinha conhecimento. Tendo descoberto que muitas crianças e adolescentes estão em perigo e sem conhecimento das consequências, ela lançou um alerta na mídia, em outubro de 2000. Após sua divulgação, parentes das vítimas e profissionais se reuniram para ações conjuntas, formando, em junho de 2002, o APEAS, o qual ela preside.

Judy Rogg (EUA) | Judy Rogg é diretora da fundação Eriks Cause. Criou a entidade depois que seu filho, Erik Robinson (12 anos), faleceu, vítima do jogo do desmaio, em 2010. Em parceria com Stephanie Small, LMFT, desenvolveu um programa educacional baseado na formação de competências do caráter com fins de educar profissionais, pais e jovens acerca desse jogo mortal. Uma defensora dedicada à causa, ela já apareceu no programa da rede televisiva “ABCs Nightime”, que falava a alunos, pais, educadores e segurança pública sobre a problemática do jogo.

Juliana Guilheri (Brasil/França) | Psicóloga, pesquisadora e docente, Juliana é doutoranda em psicopatologia e psicologia médica pela Université Paris Ouest Nanterre La Défense & Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (acordo internacional de cotutela). Tem experiência na área de psicoterapia psicanalítica, com ênfase nas áreas infantil e adolescência. Desde 2009, trabalha com o tema “brincadeiras perigosas” entre crianças e adolescentes, e, particularmente, sobre as condutas de risco de desmaio e asfixia.

Micheal Bleak (EUA) | Detetive do Departamento de Polícia, investigador de campo e co-fundador e presidente da Fundação Líderes para a Vida (Utah), que ensina estratégias de prevenção voltados para a juventude. Possui certificação como diplomata pelo Conselho Americano de Investigadores Médico-legais. Combinando sua paixão pela educação e casos envolvendo crianças, ele ensina, pela Diretoria de Paz de Utah, Normas e Treinamento sobre abuso (sexual e de crianças), além de técnicas de entrevista e investigações médico-legais de óbito. Mike também palestra nacionalmente sobre esses tópicos, assim como apresenta a diferença distinta entre suicídio e óbito acidental por asfixia para órgãos policiais, de saúde mental e profissionais da educação.

Serviço – 2º Colóquio Internacional no Brasil sobre Brincadeiras Perigosas
Data: 6 e 7 de outubro
Horário: das 8h às 17h30
Local:  Hotel Sonata de Iracema (Avenida Beira Mar, 848, Fortaleza)
Inscrições: https://goo.gl/forms/DjdfFUjPjaF7ak4F3
Entrada gratuita
Mais informações: (85) 3255-8818 | inscricoes@guest.org.br

Sobre o Instituto DimiCuida
O Instituto DimiCuida nasceu após um jovem brasileiro de 16 anos perder a vida praticando o jogo do desmaio. Visando a preservar a vida de outros jovens, a instituição desenvolve pesquisas e estudos, mantendo uma troca permanente de informações com outras entidades do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário