segunda-feira, 16 de maio de 2016

ENGIE Brasil promove debate sobre soluções inovadoras e novos modelos de negócios na área de energia

16/05 - ENGIE


Prêmio ENGIE Brasil de Inovação 2016 será entregue ao final do evento, no dia 06 de junho, no Museu do Amanhã

A ENGIE Brasil realiza, no dia 6 de junho, a 2a edição do ENGIE Brasil Innovation Day, que este ano será realizado no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, região portuária do Rio de Janeiro. O evento faz parte do programa de inovação da companhia e visa fomentar a criatividade empreendedora apostando em projetos e soluções comerciais e tecnológicas inovadoras que possam ser aplicados no país. 

Durante a manhã, executivos dos setores público e privado, especialistas e autoridades debaterão questões relativas à tecnologia e negócios. Logo após a abertura, feita pelo presidente da ENGIE Brasil, Maurício Bähr, será realizado um debate sobre tecnologias e novos modelos de negócios que irão revolucionar a indústria, em especial no Brasil. Participarão da discussão Décio da Silva, CEO da WEG; Albert Melo, Diretor-geral do Cepel; Fernando C. Rieche, gerente do Departamento de Fundos da Área de Capital Empreendedor do BNDES; Rafael Clemente, Sócio e fundador da Elo Group; e Carlos Gothe, gerente de Novos Negócios da ENGIE Brasil. A sessão será moderada pelo pesquisador e acadêmico Ronaldo Lemos.

Os interessados em assistir ao evento, devem se registrar através do link: http://www.engieiw2016.com

O evento é gratuito e aberto ao público, mas sujeito a lotação.

Premiação 
Logo após o painel, será entregue o Prêmio ENGIE Brasil de Inovação 2016 aos projetos vencedores que abordaram os temas: energia descentralizada, armazenamento de energia, smart grids, green mobility e smart cities, e inclusão social por meio da eficiência energética ou acesso à energia. Os ganhadores terão a possibilidade de inclusão dos seus projetos nos programas de P&D da ENGIE Brasil e receberão uma passagem para Paris, com direito a acompanhante, para participar do evento mundial de inovação do Grupo, o ENGIE Innovation Week, que acontecerá de 06 a 10 de junho.

A implantação dos projetos premiados em 2015 está em curso. Eles foram incorporados ao dia a dia da ENGIE e se converteram em melhorias em processos e ganhos de eficiência. São eles:

Nanol Technologies - Less is More
O projeto busca, a partir da inovação da nanotecnologia, elevar a eficiência energética, reduzir custos e mitigar o impacto ambiental, diminuindo o uso excessivo de recurso naturais. O Nanol é um aditivo para óleos lubrificantes baseado em nanopartículas que visa reduzir o atrito e aumentar a eficiência e a vida útil das peças móveis. Está atualmente sendo testado em uma das usinas da ENGIE Tractebel Energia.

GreenAnt - Medidor inteligente de energia com desagregação de cargas
Através de uma tecnologia inovadora, o medidor inteligente GreenAnt permite calcular o gasto de energia de cada equipamento de uma residência e fornece dicas de como diminuir suas despesas com energia.

O medidor inteligente GreenAnt está sendo incorporado ao programa piloto da ENGIE Tractebel Energia de instalação de sistemas de geração fotovoltaica residencial nas casas de funcionários da ENGIE . Além disso, está em testes no Laborelec (centro de pesquisa mundial do grupo localizado na Bélgica), juntamente com outros medidores similares lançados na Europa.

Sobre a ENGIE
A ENGIE desenvolve suas atividades (eletricidade, gás natural e serviços) em torno de um modelo baseado em crescimento responsável a fim de enfrentar os grandes desafios da transição energética para uma economia de baixo carbono: acesso a energia sustentável, atenuação e adatação às mudanças climáticas, segurança de abastecimento e uso racional dos recursos naturais. O Grupo fornece soluções altamente eficientes e inovadoras para pessoas, cidades e empresas através de fontes diversificadas de fornecimento de gás, produção de eletricidade flexível e com baixa emissão de CO2 e conhecimento técnico em quatro setores-chave: energias renováveis, eficiência energética, gás natural liquefeito e tecnologias digitais. A ENGIE possui 154.950 funcionários em todo o mundo e obteve receitas de € 69,9 bilhões em 2015. Cotado nas bolsas de Bruxelas, Luxemburgo e Paris, o Grupo está representado nos principais índices internacionais: CAC 40, BEL 20, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe, DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo (Eurozone 120, Europe 120 e France 20). No Brasil, a ENGIE é, através da ENGIE Tractebel Energia, a maior produtora privada de energia elétrica no país, operando uma capacidade instalada de 8.765 MW em 28 usinas em todo o Brasil, o que representa cerca de 5% da capacidade do país. O Grupo possui 85% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa, posição que tem sido reforçada pela construção de novas eólicas no nordeste do país. Atualmente, a ENGIE está construindo uma das maiores hidrelétricas do Brasil, a hidrelétrica Jirau (3.750 MW), no rio Madeira, em Rondônia. O Grupo também está presente no país em serviços relacionados à energia através de suas subsidiárias LEME Engenharia, EMAC Cofely, ENGIE INEO e ENGIE Axima. Contando com 3.000 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2015 um faturamento de R$ 7 bilhões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário