segunda-feira, 2 de maio de 2016

Software AG aponta cinco tendências para integração tecnológica

02/05 - Software AG


Empresa ouviu mais de 4 mil clientes e parceiros sobre o tema

A integração tecnológica permite a otimização de vários processos nas empresas e, como consequência, o aumento de seus diferenciais competitivos. Por isso, tantas organizações vêm investindo neste sentido e se adequando às transformações inerentes ao desenvolvimento dos projetos digitais.

Para oferecer o melhor suporte às companhias inseridas nesse cenário, a Software AG analisou as iniciativas de mais de 4 mil clientes e parceiros e agora compartilha suas perspectivas quanto às tendências referentes a integrações, APIs (Interface de Programação de Aplicações) e MAM&MDM (Gerenciamento de aplicações e de dispositivos móveis).

“As transformações digitais estão acontecendo em um período de tempo cada vez menor – principalmente devido à necessidade das empresas em se adequarem a um mercado cada vez mais colaborativo e competitivo. Existe uma forte propensão para operações integradas no mercado, o que muda sensivelmente as estratégias tecnológicas para o tema. A pesquisa nos mostrou que o foco principal deste ano será encontrar ferramentas de TI adequadas para que essa transformação ocorra com agilidade e eficiência, já que as organizações têm percebido que as existentes nem sempre são suficientes para suportar esse novo cenário colaborativo e integrado”, afirma Marcus Leite, arquiteto de Soluções de Negócios da Software AG.

Segundo a Software AG, em 2016 o mercado presenciará o avanço das seguintes tendências:

Tudo será híbrido - a complexidade do processo de adoção em nuvem e a crescente necessidade de inovação para criar aplicativos digitais forçarão as organizações a explorarem diferentes formatos de nuvem. As empresas adotarão soluções híbridas ao invés de apenas se concentrarem em opções de nuvem pública e privada. Assim, alcançarão mais flexibilidade e controle dos resultados.

APIS permitirão a integração “Self Service” - “Imagine um mundo onde tudo são APIs, ou seja, todos os sistemas podem ser interligados por meio de suas diversas funções, possibilitando que estas possam ser usadas em outras aplicações. Imagine se todos os seus dados estivessem facilmente acessíveis a quem você determinar? Isso inclui clientes, parceiros, fornecedores, bancos e todo o seu ecossistema. Como seria então o gerenciamento dessa variedade de informações? As APIs fornecerão um tipo de resposta on-boarding para que o processo de integração possa ser facilmente conduzido o que resultará em agilidade e escala durante o processo de desbloqueio de funções e informações das organizações”, explica Marcus Leite. 

Bimodal será mainstream - desenvolvedores e integradores irão coexistir pacificamente com as equipes de TI para a entrega de novas aplicações e interfaces, contribuindo assim para a aceleração dos processos de inovação em uma organização.

As soluções de MAM&MDM ficarão mais intuitivas - as ferramentas de gerenciamento de aplicações e de dispositivos móveis continuarão suportando a construção e gestão das soluções de mobilidade simplificando as visualizações de trabalho e criando mais interfaces, orientadas para a aplicação integrada às ferramentas de inteligência de negócios.

Micro serviços (microservices) acabarão com as arquiteturas monolíticas - o movimento de micro serviços ganhará força e, lentamente, afastará o uso de arquiteturas monolíticas comuns às aplicações de sistemas operacionais mais antigos e que frequentemente não atendem as demandas de transformações decorrentes do aumento da integração dos aplicativos online. “Conforme as organizações acelerarem as transformações digitais, elas perceberão que o maior obstáculo à inovação é o legado desses modelos de arquitetura. Isto motiva a adoção de estratégias baseadas em micro serviços amigáveis”, destaca Marcus Leite.

Diante desse processo de mudança no gerenciamento de dados nas organizações, estimulado pela integração das ferramentas de inteligência de negócios, a Software AG traz ao mercado soluções para negócios digitais que não só impulsionam a melhoria da eficiência operacional, como também contribuem para a otimização da tomada de decisões.

“Para as organizações, mais do que adotar novas estratégias tecnológicas para se adequar às tendências, é preciso mudar a perspectiva quanto às transformações do mercado. A integração de dados é, sem dúvida, uma necessidade hoje em dia, não só um diferencial. Com ela, é possível estabelecer novas vertentes quanto à expansão dos negócios e imprimir aos serviços mais qualidade, aumentando a satisfação dos clientes”, conclui Marcus Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário