sexta-feira, 15 de abril de 2016

ONG leva unidades móveis de saúde a Congresso, por meio de óculos de realidade virtual

15/04 - CIES Global


CIES Global, organização que presta atendimentos médicos especializados, participa do 30º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.

Nos últimos três dias, entre 13 e 15 de abril de 2016, a organização não governamental CIES Global, participa de congresso de saúde, apresentando suas unidades móveis, como a Carreta da Saúde, usando óculos que simulam o visitante estar dentro dos consultórios itinerantes, em 360 graus. O CIES, atende, diariamente, na cidade de São Paulo, 3 mil pessoas que estão na fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde), em especialidades médicas como ultrassonografia, ecocardiografia, endoscopia, colonoscopia, além de cirurgias de varizes por laser, catarata e pterígio, entre outras.

Roberto Kikawa, médico fundador da organização, ressalta que o CIES tem termo de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), ou seja, uma organização criada por iniciativa privada e que tem como prioridade facilitar o acesso dos pacientes aos atendimentos médicos. A parceria com a Secretária de Saúde Municipal de São Paulo, no programa Hora Certa Móvel, já existe há três anos e, segue em operação com unidades de atendimentos na zona Norte, Sul, Leste e Centro-Oeste da cidade. Já no sul do País, os atendimentos contínuos são feitos em Joinville, desde 2015 e vão até o final de 2016. O CIES está ainda em fase de globalização, iniciando suas operações na Colômbia, Paraguai, EUA e Índia.

“Ao longo dos últimos oito anos, nossa organização se carecterizou por extrema transparência administrativa, permitindo à Secretárias de Saúde diminuírem o tempo de espera por exames, consultas e cirurgias. Já empresas podem participar usando leis de incentivo, responsabilidade social ou doação”, explica Roberto. “Por isso a feira é tão importante, por colocar em contato iniciativas que auxiliam a sociedade com empresas que os apoiam para que realizem suas missões. Assim, governo, ONG/ OSCIP, empresas e sociedade civil viabilizam, juntos, ações fundamentais para resolver os gargalos da saúde do Brasil”, conclui Kikawa.

Considerado o maior centro médico sobre rodas do mundo, o CIES possui mais de 90 unidades móveis de atendimento, tendo atuado em 7 estados do Brasil e 32 municípios, para os mais diversos tipos de ações e localidades. Leva mobilidade estrutural qualificada de alta tecnologia e praticidade. Todas as unidades são climatizadas e equipadas com aparelhos de diagnóstico de alta eficácia e grande tecnologia. “Dispomos de uma equipe de profissionais gabaritados para atender as especialidades médicas oferecidas, levando carinho, segurança e saúde aos pacientes. Tudo com aprovação dos órgãos reguladores de saúde, como a ANVISA e sociedades médicas”, ressalta Roberto Kikawa.

Sobre o CIES Global
Criado em 2008, o CIES Global(Centro de Integração de Educação e Saúde) é um Projeto inovador de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades que já atendeu mais de 1 milhão de pessoas. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS.  Para realizar os atendimentos à população, desenvolveu unidades móveis de atendimento médico adaptáveis a diversas situações e localidades: Carretas da Saúde, Vans da Saúde, Boxes da Saúde e Ônibus Visão de Futuro. Foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e Fundação Schwab além de outros prêmios como Dom (do grupo Fleury) em 2013, Dr. Cidadão (da Associação Paulista de Medicina) e Cidadão Sustentável em 2012 e Empreendedor Social Ernst Young Terco em 2011.  www.ciesglobal.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário