quinta-feira, 30 de junho de 2016

Miami Ad School / ESPM adota telepresença da Cisco para aulas entre São Paulo e Rio de Janeiro

30/06 - Cisco do Brasil


As companhias aéreas estimam que cerca de 11 mil pessoas utilizam diariamente a ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro, as duas maiores metrópoles do Brasil. Para driblar a necessidade de deslocamento entre as duas cidades e otimizar tempo de seus docentes, a Miami Ad School / ESPM implantou em 2015 um sistema de telepresença da Cisco nas salas de aula. Além de evitar os trâmites que envolvem uma viagem – deslocamento até aeroporto, filas, check-in, etc – a ideia é reduzir despesas de passagens e hospedagem, mas sem afetar sua excelência acadêmica.

A instituição está utilizando uma solução baseada nos dispositivos Cisco TelePresence® SX20 Quick Set. Um dos principais diferenciais do dispositivo é a configuração rápida, que transforma qualquer tela plana em um terminal de telepresença em minutos. A solução também oferece qualidade de vídeo de alta definição em três opções diferentes de câmera, se adaptando a diferentes tamanhos de sala de reunião e otimizando o investimento.


Paulo Marsula, diretor de TI da ESPM, explica que era difícil conciliar a excelência acadêmica com a agenda de alguns professores, profissionais com importantes cargos em agências de propagada ou de design, que trabalhavam em São Paulo e precisavam lecionar no Rio de Janeiro, e vice-versa. “Os custos com locomoção e hospedagem, agenda com muitos compromissos, além da rotina cansativa da ponte aérea exigiram uma solução diferente que não prejudicasse a experiência acadêmica dos alunos e professores”, afirma Paulo Marsula.

A Miami Ad School/ESPM chegou a testar outras soluções de colaboração, mas a iniciativa não se mostrou atraente devido à perda de qualidade de vídeo e voz. A Cisco rapidamente identificou junto à Miami Ad School/ESPM a demanda por melhoria no serviço e, atuando junto com a Added - parceiro especializado em Educação e Colaboração com foco em aumento de produtividade -, conseguiu implementar a Cisco TelePresence® SX20 Quick Set.

“O aumento imediato na qualidade da interação entre professores e alunos foi o fator-chave para a escolha da solução Cisco SX20”, afirma Marcos Silva, diretor comercial da Added.

O primeiro teste foi realizado em janeiro de 2015, em salas da ESPM, em São Paulo. Como os professores gostaram da dinâmica da aula e aprovaram, o passo seguinte foi levar um dos dispositivos para o Rio e avaliar se a resposta dos docentes se mantinha. Outra dúvida era saber se a qualidade da videoconferência iria se manter a mesma, já que a filial carioca da Miami Ad School/ESPM não tinha disponível um link de Internet igual ao de São Paulo. “Para a nossa surpresa, a qualidade se manteve excelente. Isso porque o sistema usa apenas 2 Mbps de banda larga durante o processo”, afirma Amadeo H. Magedanz, gerente de infraestrutura de TI da ESPM.

O feedback positivo dos professores e alunos foi imediato. A solução em vídeo full HD da Cisco, que utiliza duas telas – uma na qual o docente visualiza a sala de aula e outra na qual se visualiza o conteúdo da matéria -, fez com que a aula parecesse presencial.

Segundo Ana Claudia Plihal, Diretora Comercial da Cisco, o investimento na tecnologia avançada das soluções de telepresença não é alto se bem adequado à realidade do cliente e comparado aos resultados obtidos. “Atualmente, é possível se adquirir um produto de qualidade e com uma excelente relação custo-benefício “, explica Ana Claudia.

Além da característica de imersão, o gerente de TI da ESPM lembra que a promessa de facilidade de adaptação dos professores à nova tecnologia também influenciou a adoção da plataforma. Segundo ele, o próprio docente leva cerca de cinco minutos para ligar o sistema e iniciar a aula para São Paulo e Rio de Janeiro. “Ele não sente a necessidade de um técnico em TI para operar o dispositivo”, afirma Magedanz. O sucesso do projeto é medido pela sua utilização: o sistema da Cisco está sendo demandado com uma frequência maior que a planejada pela Miami Ad School/ESPM, de acordo com Magedanz. “A experiência do usuário foi a melhor possível”, afirma.

Sobre a Miami Ad School/ESPM
Presente no Brasil desde 2002, a Miami Ad School/ESPM é fruto da parceria da Miami Ad School, localizada nos Estados Unidos, com a ESPM, duas escolas inovadoras e sempre interessadas em oferecer a melhor experiência acadêmica a seus alunos. Reconhecida internacionalmente, a Miami Ad School/ESPM é considerada hoje uma das melhores escolas de criação publicitária do mundo e, em 14 anos de existência, seus alunos já ganharam importantes prêmios internacionais e nacionais.

Sobre a Cisco
A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em tecnologia que tem feito a Internet funcionar desde 1984. Nossas pessoas, produtos e parceiros ajudam a sociedade a se conectar com segurança e a aproveitar hoje as oportunidades da transformação digital do amanhã. Descubra mais em: https://newsroom.cisco.com/home. Para notícias sobre Brasil, acesse: http://americas.thecisconetwork.com/site/index/lang/pt/. Siga a Cisco no Twitter em @CiscoDoBrasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário