segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Operadora usa Águas de São Pedro como protótipo para "cidade digital"

Com pouco mais de 3 mil moradores, Águas de São Pedro (SP) é usada como protótipo de cidade 100% digital do país. O projeto de R$ 2 milhões de uma operadora de telecomunicações está em curso desde janeiro e prevê 14 "serviços inteligentes" gratuitos. Parte das inovações já funciona e outra está em fase de testes nas áreas da educação, turismo, segurança e saúde. Nesta quinta-feira (4), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, visitou a estância turística para conhecer a iniciativa. "É um projeto piloto para se pensar a cidade do futuro", disse. O piloto serve como laboratório para criação de parcerias público-privadas (PPPs) para implantação das tecnologias em municípios mais populosos, segundo a empresa. 

Além da chegada da tecnologia 4G para aparelhos móveis, no primeiro semestre deste ano ao município, a velocidade da internet fixa das casas também subiu para 25 mega por conta da troca das redes de transmissão, que eram de cobre e agora são de fibra óptica. Os 415 alunos da educação municipal receberam tablets, e as escolas passaram a ter rede wi-fi e plataforma de apoio pedagógico, com vídeos, fotos e textos de jornais e revistas. O acervo das bibliotecas escolares também foi digitalizado como parte do projeto. Dados como a frequência e o boletim escolar, passaram a ser enviados via SMS para o celular dos pais e responsáveis.

Para continuar lendo: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/12/operadora-usa-aguas-de-sao-pedro-como-prototipo-para-cidade-digital.html

Escrito por: Alessandro Meirelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário